AS MÁSCARAS

Já faz tempo que descobri as vantagens de ser visto como louco.

Loucos têm atitudes inesperadas, e atitudes inesperadas afastam qualquer pessoa. Para quem deseja um pouco de paz, creio que não há nada melhor do que assumir uma personalidade excêntrica e mandar todo mundo para o inferno. Sinceramente, este foi o único meio seguro que eu descobri para ter um pouco de sossego.

A psicologia diz que todo o ser humano “normal” se utiliza de “máscaras”. Essas máscaras são um tipo de proteção, um meio do qual todo o ser humano “saudável” se utiliza para não se mostrar aos outros como realmente é. Por exemplo: todos nós quando acordamos não temos uma “boa aparência”, estamos escabelados e com o rosto “amassado”. Então, logo tratamos de lavar o rosto e pentear os cabelos antes de aparecermos diante de alguém. Lavar o rosto e pentear os cabelos é um modo de “mascarar” aquilo que realmente somos. Roupas são o melhor exemplo de máscaras das quais as pessoas se utilizam. Na nossa sociedade, as pessoas usam roupas para não se mostrarem aos outros como realmente são. Alguém que resolva andar nu pela rua causará espanto, pois estará se mostrando aos outros sem máscara alguma. Então, para não aparecer diante dos outros como realmente é, todo o ser humano toma cuidados com a higiene, esforça-se para parecer limpo e bem comportado. O bom comportamento também é uma máscara. Então o que ocorre com aqueles que não usam máscaras? Ah, estes são vistos como loucos!

Os tais "especialistas" em loucura, dizem que os primeiros sintomas de insanidade são a ausência de cuidados com a higiene pessoal; o que significa, ausência de máscaras.

Quem opta por não usar máscaras causa grande espanto aos demais. A ausência de máscaras não é aceita pelos mascarados. O risco que se corre ao não usar máscaras é ser discriminado. Um não mascarado é facilmente identificado e, quando isso ocorre, há sempre um mascarado que diz: "Eis aí um louco!"

Mas então, que vantagens há em não usar máscaras? Eu entendo que a maior vantagem do não mascarado é a liberdade; principalmente a liberdade de dizer o que pensa e de causar impacto através da verdade. Pois quando os outros se convencem de que ele é louco, lhe permitem isso, já que para o mascarado, louco não deve ser questionado.

Quando um mascarado encontra alguém que odeia, ele simula uma aceitação. Já o não mascarado, não tem o que esconder; se odeia, odeia mesmo! Não há máscaras, então não há o que esconder.

Os mascarados competem o tempo todo, escondem seus defeitos e tentam convencer os outros de que são criaturas exemplares, de que são como semideuses. Já os não mascarados, estes não competem, não escondem defeitos e não tentam convencer os outros de nada; a não ser, de que são realmente loucos. Os mascarados os chamam de loucos e, eles simplesmente aceitam isso; aceitam, pois sabem de todas as vantagens de serem vistos deste modo.

Mas muitas vezes os não mascarados se incomodam, pois despertam o ódio. O exemplo de um deles é o Johnny Rotten, antigo vocalista do Sex Pistols. Aliás... ele e toda a banda despertaram o ódio de muita gente, pois diziam publicamente coisas que ninguém ousaria dizer; ou melhor... coisas que nenhum mascarado ousaria dizer. Johnny Rotten é o típico "maluco". Ele bebia os restinhos de cerveja de qualquer garrafa que encontrasse, inclusive aquelas que estavam babadas e cuspidas ou até mesmo cheias de sobras de cigarros. Se encontrasse algo que não fosse líquido dentro das garrafas, ele cuspia e depois bebia a cerveja, ou pelo menos o que lhe parecia ser cerveja. Ele e os demais integrantes do Sex Pistols, por suas personalidades excêntricas, irritaram muita gente e sofreram muitas ameaças de agressão e até mesmo de homicídio. Isso ainda ocorre com muita gente igual a eles, não há como duvidar. Realmente, às vezes não usar máscaras parece ser arriscado. Mas pelo menos, convencendo a todos de que eram loucos, eles mantinham muita gente inconveniente distante.

Mas analisando bem isso, será que o não mascarado é louco mesmo? Pelo menos para os mascarados ele é. Eu não vejo a ausência de máscaras como loucura, mas apenas como um meio interessante de se relacionar ou não se relacionar com as outras pessoas. Eu, que sou assumidamente um não mascarado, entendo que louco é aquele que não tem respeito algum pela vida do próximo e, que o agride, o violenta e o mata.

Sim. Eu estou certo de que não usar máscaras é o melhor caminho. Apesar de também estar certo de que não consegui convencer leitor algum disso com os exemplos que dei. Mas para mim, não há nada melhor do que dizer as verdades sem medo algum; não há nada melhor do que ser tão extravagante a ponto de ofender e também fazer rir; não há nada melhor do que jamais trair seus princípios e, jamais se preocupar em agradar e ser aceito. E mais, o não mascarado consegue fazer tudo isso e, como todos os mascarados têm medo das suas reações, ele mantém todos distantes, garantindo assim, um sossego que jamais teria se usasse máscaras. É claro que a ausência de máscaras também pode despertar o ódio de alguns, mas esse ódio também ajuda a mantê-los distantes.

Provocador
Enviado por Provocador em 11/03/2008
Reeditado em 14/02/2009
Código do texto: T896594
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.