Criança de rua tem direitos?

Criança de rua tem direito de ser criança, porém a dura realidade de sua história subtrai direitos inalienáveis, tais como o direito de ter uma família, o direito a uma infância feliz, ao afeto, ao carinho, à proteção, à educação e à vida. Dela foram expropriados todos os direitos.

O país e a sociedade têm uma dívida para com essas criaturas que nasceram condenadas ao sofrimento, porque suas famílias não são famílias, são apenas junção de macho e fêmea para procriação.

O Brasil é um Estado que, ao longo dos séculos, produziu desequilíbrios sociais de proporções catastróficas. A catástrofe se reflete na dura realidade experimentada pelas crianças de rua.

Todo país sério adota uma política eficaz de proteção à infância e à juventude, uma vez que cuidar das crianças e jovens é investir no futuro.

As crianças de rua não são prioridades de suas famílias, nem dos governos e nem da sociedade. Elas formam um exército dos sem moradia, sem escola, sem esperança, sem referência e sem futuro. Muitas morrem desnutridas ou assassinadas em tenra idade; outras são aliciadas pelos "chefes" do tráfico nas grandes e pequenas cidades.

O destino delas é selado pelo fracasso e pela violência. Até quando as autoridades e a sociedade assistirão a negação do direito de ser dessas crianças? Até quando a insensibilidade cegará as pessoas que não conseguem perceber o que está acontecendo? E o direito de ser criança na plenitude de uma criança, quem garantirá?

Silvanio Alves

14/03/2008