Do Ensino Público em São Paulo

Conversava com uma amiga nesta manhã sobre o ensino público.

Ela disse:

"- Estive hoje fazendo a matrícula da minha filha na E.M.E.I aqui próxima (Escola Municipal de Ensino Infantil). Mas estou preocupada. O ensino, principalmente nas escolas municipais, está um horror - muito pior do que nas escolas estaduais !!"

Aqui na cidade de São Paulo foi adotado o regime de "aprovação automática" de alunos da rede pública municipal. A criança só precisa "estar na sala de aula", mesmo sem fazer lição, sem prestar atenção à aula - e de quebra, se tiver boa assiduidade, ainda leva pra casa cinco latas de leite de marca conhecida, herança da administração malufista, de alguns anos atrás.

Para ratificar os malefícios deste tipo de regime, minha amiga conhece um garoto que está hoje na quarta série do ensino fundamental, e só sabe "desenhar o nome". Ler, nem se fala !

É impressionante como nosso governo conseguiu e ainda consegue sucatear o ensino público. Pagamos impostos (e altos impostos!) para ter acesso a serviços básicos, e como retorno, nos é oferecido uma pseudo-educação que chega a ser obscena. Dentro de alguns meses, os ilustres candidatos invadirão nossos lares no horário eleitoral gratuito alardeando aos quatro ventos e a quem quiser ouvir, coisas do tipo: "Olhem, já matriculamos milhares de crianças, construímos tantas escolas, distribuímos leite etc. - estamos investindo em Educação e de quebra, melhorando a Alimentação do povo !!".

Tudo não passa de cortina de fumaça para algo muito mais perverso, acobertado por ações de aparente preocupação social, mas de um mal desmedido - a criação de uma geração que até poderá se gabar de concluir o ensino fundamental e médio, porém sem capacidade para refletir, de gerar idéias, sem ferramentas para a melhoria de processos e criação de caminhos alternativos para o saneamento de situações seculares que inibem nosso crescimento como cidadãos, como nação mesmo. Todos sabemos que o mercado de trabalho cada vez mais exigente demanda pessoas capacitadas e com poder de criação, de interpretação e bem informadas. Tudo o que nosso ensino público não oferece. Porém, enquanto oferecerem o "Leve Leite", a população não vê mal algum - pelo contrário, acha até uma vantagem em relação a outras instituições que não lançam mão de artifícios como este.

Será que veremos neste espaço do Recanto das Letras muitos jovens oriundos de escolas públicas, que escrevam sobre diversos temas, que tenham idéias, que possuam capacidade de argumentação ? Aguardo com otimismo, porém já pesaroso sobre a resposta...

Marcio Roque
Enviado por Marcio Roque em 15/03/2008
Código do texto: T902488