A VOLTA DO DR. FRITZ

Ultimamente tenho ouvido muito falar de um senhor chamado Ivan Trilha que está recebendo o espírito do médico alemão Dr. Fritz, profissional bem conceituado, que teria morrido na primeira Guerra Mundial.

Segundo informações, o senhor Ivan Trilha reside em Goiás, e tem arrastado multidões de pessoas em busca da cura.

O Dr. Fritz escolheu primeiramente o corpo de José Pedro de Freitas, um homem simplório, mais conhecido como Zé Arigó e que residia em Congonhas (MG).

Quando se dizia possuído pelo espírito de Dr. Fritz, Arigó passava receitas médicas ilegíveis para seus pacientes, e o único que entendia o que escrevia era seu irmão, um farmacêutico.

O sucesso de Arigó levou milhares de pessoas a visitá-lo em Congonhas do Campo, Minas Gerais, em busca de auxílio. A notoriedade lhe rendeu, igualmente, um processo por curandeirismo movido pela Associação Médica de Minas Gerais, tendo sido condenado a quinze meses de prisão, mas recebendo o indulto do então presidente Juscelino Kubitschek.

Foi preso novamente em 1962, mas continuou atuando dentro do presídio.

Entre os casos de personalidade atendidas por Arigó por volta de 1950, relaciona-se o do Senador Carlos Alberto Lúcio Bittencourt, então em campanha para reeleição por Minas Gerais e para a eleição de Getúlio Vargas para a presidência da República pelo PTB.

Diagnosticado como portador de câncer nos pulmões, os médicos haviam recomendado ao Senador a imediata cirurgia, de preferência em hospital dos Estados Unidos, embora com poucas esperanças.

Optando por adiar a cirurgia para depois da campanha eleitoral, em visita a Congonhas conheceu Arigó, que havia sido líder sindical. Impressionado com o seu carisma, o Senador convidou Arigó para juntos irem a Belo Horizonte párticipar de um comício. Aceito o convite, ficaram hospedados juntos no mesmo hotel.

Segundo o relato do Senador, já estando recolhido ao leito em seu quarto, preocupado com a sua condição de saúde, percebeu a porta que se abria, e um vulto, que parecia ser de Arigó, entrando e acendendo a luz. Era realmente Zé Arigó, como constatou, que se aproximava com uma navalha na mão. Assustado, o Senador tentou levantar-se mas sentiu-se dominado por uma prostração que o fez cair, adormecido, sobre o leito.

Na manhã seguinte, ao acordar, constatou que o seu pijama estava cortado nas costas, sujo de sangue já seco. O tumor cancerígeno fora removido e, como confirmado mais tarde, o Senador encontrava-se plenamente restabelecido.

Após a morte de Zé Arigó, num acidente automobilístico, o Dr. Fritz voltaria a se apresentar e realizar mais curas. O escolhido foi o médico Edson Queiroz que dizia falar com espíritos desde criança, ele afirmava brincar com pessoas que apenas ele enxergava. Queiroz só escolhera a medicina como profissão porque dizia ter recebido uma mensagem do plano espiritual onde mandava que ele seguisse tal profissão. Edson também obteve grande procura como Arigó, apesar de também ter sido acusado e processado por fraude.

Algum tempo depois o Dr. Fritz reapareceu na pessoa do engenheiro eletrônico Rubens Faria, ele falava com o mesmo sotaque que o médico Alemão e afirmava ter atendido famosos como o ex-presidente Figueiredo, Joãozinho Trinta, Alcione, e até mesmo Christopher Reeve, o ator falecido que representava o super-homem que ficou tetraplégico após cair do cavalo.

Rubens foi acusado e incriminado por sua própria esposa de ser o responsável pela morte de uma menina que possuía leucemia. Rubens teria dito para a menina que parasse de fazer o tratamento médico adequado e submetesse a uma cirurgia por ele praticada. Após algum tempo a menina veio a falecer.

Fraude? Engodo? São perguntas e afirmações que não se pode provar. Às vezes a própria ciência admite não poder descobrir. É nesse vácuo científico que as mentes mais eruditas e brilhantes da ciência se rendem à fé em algo divino, algo que não podem provar, simplesmente podem acreditar.

Prefiro ficar do lado da fé. Com Deus podemos tudo...

RONALDO JOSÉ DE ALMEIDA
Enviado por RONALDO JOSÉ DE ALMEIDA em 17/03/2008
Código do texto: T905704
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.