O que é concentração?

Quando falamos em concentração, creio que o primeiro ambiente que nos vêm a mente é a sala de aula. Uma voz fala em pé e voz alta. Essa voz se concentra no que diz, ou pelo menos deveria. O pensamento do filósofo X se mistura ao que passa na rua, no corredor, na sala ao lado. Não sei o que o leitor pensa, mas quem vos escreve acha isso errado. Prestar atenção ao redor e não manter o foco em sua própria aula...bom, creio que não posso julgar. Ah, posso sim, é errado!

Que aluno se concentrará na aula de um professor que não passa a matéria de modo atraente? Somente se a prova final estiver a caminho. Também sou contra provas, mas isso é história a ser rabiscada em outra folha. Não farei como o professor displicente da nossa história, que desconhece a palavra planejamento e agora está comentando o que está ensinando em outra sala.

E o aluno, se concentra? Depende de inúmeros fatores. Da matéria a ser estudada, do conteúdo a ser ministrado, do sono, do vento frio que entra pela porta, do filme que ele poderia estar assistindo. O que mostra que a concentração do aluno depende dele mesmo. Da sua força de vontade e da atratividade da aula, que já mencionamos.

O professor ao aluno pode soar como a voz da verdade ou como a professora do personagem Charlie Brown (sabem o dono do Snoopy? Ele mesmo!)

E agora

Às 15:41

O filósofo X foi esquecido

Um antigo seriado foi citado

E, se quiserem,

Podem me chamar de Minduim.

Carol Porne
Enviado por Carol Porne em 19/03/2008
Código do texto: T907488
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.