Reflexões na Confeitaria Francesa

Quem diz que o luxo e a usura fazem mal só pode ser louco. Não vou dizer que não pretendo fazer deste texto uma ode ao hedonismo, mas louca não sou eu, nem o foi Aristipo de Cirene; loucos são Chávez (¿por qué no te callas?) e Kim Jong Il, tadinhos. Mas isso é outra história.

Enquanto apreciava uma pequena mousse de maracujá na Confeitaria Francesa, que é na minha opinião e na de muitos outros o melhor café de Brasília, me entreguei a reflexões à la João Cabral de Melo Neto. Quem adoça o açúcar desse café, quem extrai o maracujá, quem deixa as mesas lustrosas, até mesmo a cantora que sussurava um jazz francês, todos eles fizeram isso para me conceder esse orgasmo existencial; por que eu tinha 30 reais para gastar com futilidades. Provavelmente mais de 30 mil vidas severinas adoçaram meu momento de 30 minutos. Morreram, muitos. Mas fico feliz, pois como o personagem de Sartre ao esmagar a mosca, os esmago e faço a essas vidas um favor. Os mais fracos devem se abster da existência para o bem da espécie. Foi o melhor café, a melhor mousse, a melhor mesa e a melhor música; valeu a pena? "Tudo vale a pena se alma não é pequena".

O hedonismo é uma dádiva para os fortes, mas, ao contrário do que diz a etimologia da palavra, a dádiva não é gratuita. Provém do suor de muitos, mas isso não é problema meu; é dos muitos. A desigualdade social é necessária; se os pobres coitados catadores de maracujá quisessem, poderiam estar onde estou, mas se isso acontecesse, quem iria catar maracujá? Todos nascem com oportunidades iguais, mas os mais fracos perecem. E que se exploda a moral cristã de caridade, aonde é que ela nos levou?

Feitas as reflexões, respirei fundo e pedi uma fatia de apfelstrudel. Marie Antoinette apreciaria a pedida, com certeza. Morreu degolada, pobre rainha, para ceder Versailles à burguesia; a nova aristocracia come os mesmos doces que ela comia, pagos com a vida do povo como os seus eram, mas de forma revolucionariamente justa, jacobina e moderna. Laissez faire; e vive la confiserie française!