Crônica de uma sexta-feira da Paixão

Edson Gonçalves Ferreira

Engraçado... o dia parece normal... Antes, quando eu era mais jovem, toda sexta-feira da Paixão, o dia parecia que ficava mais triste. Nada abria: nem lojas, nem bares, nem restaurantes! Hoje, tudo abre, até algumas lojas! Nas igrejas, antes, todos os santos eram cobertos por um pano preto ou roxo para que todos olhassem mais para o Santíssimo. Hoje, os santos sumiram de muitas igrejas e, queiram ou não, a liturgia empobreceu demais!

Se a gente liga a televisão para ver as comemorações da Semana Santa em Roma, com o Papa, escuta aqueles corais fantásticos, cantando gregoriano e polifonias maravilhosas. Aqui, nas igrejas, com o tal de modernismo, só escutamos o quem-quer-pão de violões e algumas cantiquinhas vagabundas mesmo. Tudo em nome dos fiéis que têm que participar da liturgia. Será que meditação não é uma forma de participar?

Já sei que muitos, ao ler minha crônica, vão me xingar, me chamar de conservador, para não dizer de "velho". Velho é a... Estou apenas constatando um fato. A nossa Igreja tem perdido fiéis para outras igrejas. Todas as crenças são válidas. Afinal, não consta que Jesus tenha fundado igrejas, apenas pregou o seu Evangelho. Agora, ninguém me tira da cabeça que rito é importante.

Vejam: Jesus não se importou quando uma mulher lavou seus pés com óleos perfumosos. Irritados ficaram os doutores do templo.

Depois, reuniu seus discípulos para a última ceia, fazendo todo um ritual solene de despedida. Não consta, que eu saiba, que ele tenha desprezado cada rito. Começou, segundo os Evangelhos, fazendo a água transformar-se em vinho nas bodas de Caná. Isso não prova de que Ele valorizava os ritos? Existem até padres cantores que capricham no visual, ou seja, supervalorizam o ritual. Então, por que não deixar que os coros voltem a cantar aquelas melodias fantásticas. Dois pesos e duas medidas não valem...

Hoje, portanto, resolvi registrar que, atualmente, falta o culto do rito em todos os ângulos da sociedade. É claro que, primeiro, resolvi

destacar a perda do ritual na Igreja Católica, porque há um paralelo, pois no Vaticano os corais continuam cantando as melodias

fantásticas, enquanto, em muitos lugares, muitos padres impedem que os corais cantem as músicas polifônicas. Aí, caímos nas cantilenas que ninguém sabe direito, com letras e músicas, às vezes, pobres demais!

Uma coisa ninguém pode negar: ritual não é importante? Se não fosse, ninguém se produzia todo para ir a uma festa. O melhor de uma festa não é esperar por ela? Precisamos resgatar tudo, então, como resgataram o contar histórias para as crianças. Até a internet veio como ajuda para o professor. Se você deixar de colocar um ponto

em um endereço eletrônico, você não acessa uma página. Assim, quando um aluno se esquece de pontuar, também podemos cobrar, alertando-o para esse fato.

Agora, só para terminar, quando for à igreja, prepare-se antes, porque, quando a gente entra na casa de alguém, não exige certa cerimônia. Então, para entrar na casa Dele, escolhamos a roupa mais linda para vestir a nossa alma e enchamos nossa boca de sorrisos e nossos lábios de canções. Falando nisso, Feliz Páscoa, gente!

Divinópolis, 21.03.08

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 21/03/2008
Reeditado em 21/03/2008
Código do texto: T910270
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.