EXTORSÃO CARIOCA!!!

No Rio de Janeiro, especialmente na zona sul, cresce a quantidade de golpes por telefone; desde os mais "inocentes" como desconhecidas "instituições de caridade" que rogam por um auxilio seu pra um criança pobre: "dez real já tá bom pra fazer uma criança sorrir, e Cristo lá no céu, vai sorrir pra você!".  Estes são muito prestativos; você dá seu endereço e eles vêm apanhar a caridade em sua casa, jurando que é pra "criança-pobre-que-vai-sorrir" com sua bondade.  E eles também, obviamente.  

Há também aqueles que ligam sem ID, pro seu celular, se dizem funcionários da sua operadora, e se você estiver num momento de "bobeira" e acreditar, vai digitar os números que ele pedir pra corrigir e configurar seu número melhor à operadora.  Eis que, depois disso, seu celular fica "clonado" para uso dos bandidos. Claro, você só vai descobrir quando as contas astronômicas começarem a chegar.

Mas o golpe mais comum, atualmente, é o de tentarem extorquir seu dinheiro, dando-lhe um susto, pela noite ou madrugada. Colocam alguém com voz de criança ou adolescente gritando por "Mamãe! Socorro!!" e depois entra um malandro dizendo que seu filho foi sequestrado, que estão com eles e que vão matá-lo, caso você não concorde em entregar uma certa quantia em dinheiro que eles sugerem. 

É claro, que pra aqueles que não são pais, ou os que sabem onde estão seus filhos, é sempre um grande susto, mas não caem em tal golpe. Mas, pra uma boa parcela da população, assustada com a violência nas grandes cidades, é sempre motivo pra achar que quem grita do outro lado da linha é mesmo um filho seu, e na hora, no nervosismo, acaba citando o nome do filho, que é logo aproveitado pelos golpistas para tornar a história mais convincente.

Porém, se você tiver calma na hora e um certo sangue frio pra captar os sinais de quem está falando no outro lado da linha, logo vai perceber que se trata de um blefe. Além disso, a despeito da ousadia para o blefe, muitos deles são tão burros que chegam a ser patéticos.

Outro dia cheguei ao meu consultório e vi que haviam dois recados em minha secretária eletrônica. O primeiro, eram gritos e choro de criança. O segundo, uma voz de malandro dizia: 

_ Qual é o meu recado? Já falei pra tu madame, teu filho tá aqui com nós, sacou?  Bota ele aí pra chorar, Edinaldo.... (ouvia-se um choro de criança ao fundo ). Viu, madame, se tu não der a grana que a gente quer,  nós vai encher ele de porrada!
Bota ele pra chorar dinovo, Edinaldo... Alô! Alô! (ouvia-se ao fundo: p.q.p! a dona tá muda! será que ela dismaiou? ). Alô!!!! nós vai matar teu filho, dona!!!....

Neste instante, outra voz ao fundo passou a discutir com ele, parecia de mulher, e com o mesmo timbre do choro da criança. Dizia:

_Pede menos, pede menos!
_ Alô, dona, nós vai quebrar teu galho, tu deve tá individada, intão nós aceita só 500 real.... Alô! Alô!!! ...

Ao fundo, novamente, as duas vozes começam a discutir e, finalmente a voz de mulher fica mais nítida :

_ Me dá isso aqui...Alô! madame...alô...   puta que pariu!!  Isso aqui é uma gravação seu jumento!... 

Desligam.