A Seleção e a Copa de 1954

Ainda com o senhor Zezé Moreira a frente da Seleção fomos para a Suíça disputar a Copa do Mundo. A teimosia do nosso técnico fez com que ficassem no Brasil Zizinho e Jair da Rosa Pinto e deixamos de formar uma grande seleção.

Se a nossa defesa era infinitamente melhor que a de 1950, a linha de ataque poderia ser uma das melhores que o Brasil já teve. Com dois pontas rápidos e craques como Julinho e Rodrigues, se tivéssemos levado Zizinho na meia direita e Jair na meia esquerda, o centro avante poderia ser Humberto ou Pinga. Mas o senhor Moreira não quis.

O Brasil ganhou de 5 a 0 do México, empatamos com a Iugoslávia por 1 a 1, e perdemos para a Hungria por 4 a 2. Mais uma pálida figura do Brasil em Copas do Mundo.

O time base do Brasil era Castilho, Pinheiro e Nilton Santos; Djalma Santos, Brandãozinho e Bauer; Julinho, Didi, Baltazar (Humberto), Pinga e Rodrigues.

Essa copa marcou o fim de uma era de grandes craques que por teimosia de treinadores e dirigentes com pouco tempo para o futebol, e também contando com o bairrismo de muitos cronistas, ficou no ostracismo, no que toca a copas do mundo.

Mas um novo tempo estava surgindo e 1958 e 1962 viriam dar muitas alegrias aos brasileiros.

Laércio
Enviado por Laércio em 22/03/2008
Código do texto: T912014