A amizade é Bissexual

Quero mesmo, fazer um desabafo e ponto. Não vou usar reticências para deixar dúvidas e nem algum ponto de interrogação revoltado na espera de um porque como resposta. Somos seres humanos antes na condição de homem e mulher e isso é incontestável. E quando falo de homem e mulher, me sinto idiota porque parece que estou falando do que é óbvio, como relacionamentos entre pessoas, independente desta condição natural dos seres.

A amizade pode ter vários conceitos e princípios, ter várias vértices, pode estar em paralelo com o verdadeiro amor e pode ser ponto de prazeres. A amizade é convívio, o que mais dizer? Há sim muito o que dizer, mas quero ainda, esclarecer um gênero de amizade entre tantos tópicos de conceito e sem preconceito: a amizade entre homem e mulher por exemplo.

Eu sou mulher, tenho vários amigos e antes de dizer que são meus amigos, com cada qual tive uma história bem sucedida e mal sucedida também. As que permeiam o mau sucesso são aquelas que o ponto de vista dos outros conseguiram taxar o relacionamento como caso de intimidade. E que o incômodo do julgamento foi mais coerente que a realidade.

Mas a realidade, é que todos sabem que existe amizade entre homem e mulher, como existe amor entre homens e homens, mulheres e mulheres, todos sabem que a sociedade é o conjunto de opiniões só que cada cabeça dessa totalidade se torna uma fração de preceitos e rejeitos.

A única aceitação e afirmação de atitude igualitária é o gosto às nossas vistas. Se virmos uma mulher bonita em roda de homens, sendo ela atraente e simpática, que pré-julgamento senão aquele taxativo e óbvio se torna verdade em nossos pensamentos? Não devo estender ou aglomerar ideias de todos neste ínterim, porém o ideal ético imaginário, é que mulher decente, independente de ser bonita ou não, tem postura tão idealista quanto aquilo que aparentemente é correto.

Aparências são paisagens e para meus amigos estou além disso, mas ao mesmo tempo sou uma miragem de mulher, porque a minha postura se impõe como pessoa bissexual perante as necessidade que uma boa amizade se planifica. Quem entrar na roda verá que o palavreado entre nós não tem destino senão a exteriorização do que achamos e falamos, para interiorizar o que os outros também pensam e dizem. Rimos, compartilhamos seriedade, se há segredos, é porque respeitamos uma particularidade.

As amizades bem sucedidas são essas que a identidade geral é comum, que as afinidades e diferenças se revelam tom sobre tom. As minhas amizades tão bem sucedidas e tenho muitas, não assimilaram o que é bonito às vistas dos outros e que fosse motivo de constrangimento por qualquer postura minha.

Ai daqueles que só vêem sucesso na quantidade de informação, na qualidade dos pré e pós-julgamentos, para os diabos o que a sociedade pensa, porque este conceito não tem moda e se tivesse seria démodé.

O engraçado é que sociedade vem do latim societas que significa “associação amistosa como os outros” porque societas é derivado da palavra socius que significa “companheiro”.

Soa destoante e muito literal essa definição, diante do julgamento que eu e minhas amizades temos. A sociedade que define quem somos hoje em dia está descaracterizada pelo verdadeiro significado do que é civilização e que define o estágio da cultura social. E amizade é cultura.

Ao menos as minhas são...