VITORIOSOS E PERDEDORES

Quem não sabe perder nunca saberá celebrar a vitória. Esta máxima é tão mais verdade, que, os vitoriosos, são uns revoltados, por perdas passadas, e quando calha a ser eles os perdedores exibem impropérios aos adversários e comportam-se como tal. A ciência é saber que em tudo na vida há o ganho e a perda. Os derrotados de hoje têm de felicitar os vencedores e estes, em cortesia, devem agradecer esse gesto monstruoso, porque a ninguém é fácil a derrota.

Aos perdedores exige-se o esforço de fazer melhor na próxima vez, pois já levam consigo o aprendizado colhido noutros tempos. Aos vitoriosos exige-se-lhes que sejam humildes e continuem a trabalhar para continuarem na senda da vitória. Tudo isto tem muito a ver com o desporto, especialmente com o futebol praticado em Portugal mas não só, a América do Sul é o expoente máximo de como são exacerbados estes comportamentos radicais.

É triste não participarmos na vitória de nossa equipa, que acabou de perder um jogo para o opositor, porém temos de ver que, tal como a nossa ambição, eles também têm, por direito próprio e trabalho com afinco, a ambição deles. Se a nossa equipa lutou, deixou as estopinhas em campo e mesmo assim os outros foram melhores ou tiveram a sorte de seu lado, nós como apoiantes dessa equipa devemos aplaudi-los e acarinhá-los no fim do jogo, assim como eles, em suas declarações públicas, devem dar os parabéns ao opositor, que em nada é nosso adversário.

Outra coisa que não devemos fazer, e é muito comum, é extrapolarmos para os que nos rodeiam e são queridos, essa nossa mania de nos zangarmos com tudo e todos, quando perdemos. Por isso eu digo: quem não sabe perder nunca saberá comportar-se à altura no momento da vitória. O resto é só jogo, que tem de ser visto e apreciado como tal.

Jorge Humberto

23/03/08

Jorge Humberto
Enviado por Jorge Humberto em 24/03/2008
Código do texto: T914068