DEDO DE PROSA COM SÃO FRANCISCO (3 )

Ah! São Francisco, há quanto tempo não nos falamos naquelas longas vigílias, você no seu cantinho no alto da cantoneira, e eu no meu canto.

Mas hoje, São Francisco, não posso calar-me, estou muito feliz e quero compartilhar com você esta imensa alegria!

Lembra-se daquela igreja do século XVIII construída em sua homenagem, na querida Diamantina?

Mas é claro que se lembra...

Recebo agora a notícia de que acaba de ser totalmente restaurada ! Foi recuperada a estrutura da edificação, substituídas as peças apodrecidas e deterioradas pelo tempo, refeita a cobertura com troca de telhas, drenagem e instalação elétrica...

Ficou muito lindo o seu templo barroco, São Francisco. Imagine que na remoção da pintura antiga para fixação de policromia, foram encontrados materiais artísticos encobertos no altar-mor, naquela linda sacristia e na escadaria, destaque maior, no entanto, na pintura do forro da capela mor com a sua imagem, São Francisco, em colóquio com Cristo crucificado. E eu me lembro com saudade do tempo de menina em que ficava até de pescoço duro de tanto fixar a pintura, a imaginar como teria sido feita...

Você se lembra, São Francisco, daquele estranho cemitério de gavetas na parte externa? Foi recuperado também, assim como aquele relógio que marca as horas das missas, e a hélice que se movimenta através do vento que passa sobre a torre, fazendo-o trabalhar.

Fiquei sabendo agora que o seu maravilhoso templo teve sua construção iniciada em 1766 e concluída em 1772 por iniciativa da Ordem Terceira de São Francisco. Muito antigo, hein?

O templo está sendo entregue à população com benção solene, festas, coral e, o mais importante, a reintronização daquela maravilhosa imagem sua,São Francisco , na igreja nova que de direito lhe pertence, caro amigo.

Parabéns, meu Santo querido, sei que você está tão emocionado quanto eu. Sua careca está brilhando, seus olhos cobertos de lágrimas e você todo iluminado pela luz de Deus...

Linandre
Enviado por Linandre em 24/03/2008
Código do texto: T915063