A VELHA ESTAÇÃO

A VELHA ESTAÇÃO

FALAR DE PORCIÚNCULA É RECORDAR DA IMPORTÂNCIA DA VELHA ESTAÇÃO NO SEU DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E CULTURAL.

ELA ERA O PONTO DE PARTIDA E CHEGADA DE PESSOAS E MERCADORIAS,QUE CONTRIBUÍRAM PARA O AVANÇO DO PROGRESSO QUE OUTRORA AQUI CHEGARA.

ELA ERA O CENTRO DAS ATENÇÕES! NELA DESEMBARCARAM MASCATES QUE MAIS TARDE SE TORNARAM GRANDES COMERCIANTES APÓS FIXAREM AQUI SUAS RESIDÊNCIAS.

VINHAM TAMBÉM AGRICULTORES,MÉDICOS E BOTICARIOS, ENFIM; CHEGAVAM PESSOAS DE TODA À PARTE E AOS POUCOS À VELHA ESTAÇÃO JÁ NÃO SE ENCONTRAVA MAIS SÓ. À SUA VOLTA FORAM NASCENDO RESIDÊNCIAS ILUSTRES, CASAS COMERCIAIS,HOTEIS E BANCOS.ELA TAMBÉM VIU À PARTIDA DE JOVENS FILHOS DESSA TERRA EM BUSCA DE MELHORES ESTUDOS NA ANTIGA CAPITAL,PARA MAIS TARDE DESEMBARCAREM NELA MESMA, SÓ QUE AGORA COM DIPLOMA NAS MÃOS.

FOI TAMBÉM UMA GRANDE FONTE DE RENDA PARA O TRABALHO INFORMAL: CARROCEIROS, ENGRAXATES, CARREGADORES E VENDEDORES AMBULANTES; TODOS DEPENDIAM DELA PARA SOBREVIVEREM E EM SEU ENTORNO, O POVO SE AGLOMERAVA AGUARDANDO AS NOVIDADES QUE VINHAM DE TODO O PAIS,POLITICOS SE REUNIAM PARA DECIDIREM O FUTURO DO PEQUENO ARRAIAL QUE ACABARA DE SURGIR.

ELA TAMBÉM FEZ PARTE DA REVOLUÇÃO DE 1930, SERVINDO DE QG PARA A COLUNA MINEIRA COMANDADA PELO ENTÃO MAJOR SEROA DA MOTTA. DE LÁ PRA CÁ POUCAS COISAS MUDARAM.

A MARIA FUMAÇA JÁ NÃO TRAZ MAIS AS NOVIDADES, OS NOSSOS ESTUDANTES JÁ UTILIZAM OUTROS MEIOS DE TRANSPORTES; A VELHA ESTAÇÃO MUDOU SUAS ATIVIDADES, HOJE ELA É UM IMPONENTE CENTRO CULTURAL E ABRIGA A BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A POPULAÇÃO DE PORCIÚNCULA.

AGORA, AS RESIDÊNCIAS, AS CASAS COMERCIAIS, OS HOTEIS E OS BANCOS , AINDA ESTÃO AO SEU REDOR; OS POLITICOS TAMBÉM CONTINUAM A SE REUNIR, AGORA NÃO SÓ PARA DECIDIR SOBRE O FUTURO DO MUNICIPIO DE PORCIÚNCULA, MAS SIM O SEU PRÓPRIO FUTURO.

PORCIÚNCULA 18 DE MARÇO DE 2008

KASKÃO