"Márcio França- Um Político Brasileiro Para se Aplaudir de Pé" = Crônica de Admiração=

Neste nosso sofrido país estamos tão acostumados a ler cotidianamente sobre corrupção, sempre diretamente ligada à classe política, que chegamos a um ponto em que se torna difícil acreditar que existam políticos decentes, honestos, dedicados inteiramente ao bem estar do povo. Ontem eu descobri, através de um livro que estava sendo jogado fora por um vizinho, mais uma dessas raridades para a galeria dos poucos homens públicos a quem admiro sincera e profundamente.

O livro é “O Segredo de Márcio França”, de Clóvis Vasconcellos, e foi escrito com o objetivo de mostrar como um bom prefeito, um ótimo prefeito, pode mudar drasticamente a vida de toda uma cidade. A cidade em questão é a mais antiga do país, a cidade de São Vicente, no litoral paulista, colada à minha querida Santos, que antes das duas gestões de Márcio França era uma das mais mal cuidadas do país sob quase todos os aspectos.

Um livro tão bem escrito e tão envolvente que a impressão é de que se está lendo um excelente romance totalmente baseado em fatos reais. Há trechos que realmente emocionam, que deixam o leitor engasgado, e a gente chega a esquecer-se de que está lendo o relato da atuação de um político. De um político brasileiro!! Sem exagero algum de minha parte: um simplesmente fabuloso político brasileiro.

Há muitos anos atrás, voltando da praia com minha esposa e filhos, vi o sr. Mário Covas andando pela avenida Ana Costa e fiquei sem saber se me aproximava ou não, mas o jeito simpático com que ele me olhou, mesmo não estando em campanha, deu-me coragem, e consegui dizer a ele, com toda sinceridade, que ele era um dos poucos homens públicos a quem eu tinha prazer em dar a mão. Em cumprimentar com admiração. E nunca tive motivos para arrepender-me do que lhe disse. Mário Covas também admirava muito Márcio França e não lhe faltaram motivos para nele depositar total confiança quando governador.

Um outro político, famosíssimo pela desonestidade, quando em campanha tentou cumprimentar-me em uma grande feira livre em São Paulo. Tive a grande satisfação de fingir que não vi a sua mão estendida enquanto o olhava com ar de pouco caso. A voz daquele sujeito é um dos sons insuportáveis para meus ouvidos.

Voltando a Márcio França, não vou contar tudo que li, mas em casa eu tenho uma boa testemunha do relatado no livro, que é a nossa empregada, moradora em uma das favelas de São Vicente. Uma moça de bem pouco preparo, que lê e escreve com grande dificuldade, mas cujos olhos brilharam quando eu disse o nome do ex-prefeito da cidade dela: “Ele foi espetacular!!”. A frase da moça convenceu-me inteiramente da veracidade do conteúdo do livro.

Não conheço Márcio França pessoalmente, não conheço Clóvis Vasconcellos pessoalmente, mas gostaria imensamente de saber um dia que o livro "O Segredo de Márcio França" foi lido por milhões de pessoas. E muito mais feliz ficaria se soubesse que todos políticos o leram. Teriam muito que aprender nas 172 páginas dessa obra que para mim se tornou inesquecível.

Em tempo: Márcio França reelegeu-se prefeito de São Vicente com 93,1% dos votos e fez seu sucessor com 82, 69%. Mereceu cada voto que teve.

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 26/03/2008
Código do texto: T917232
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.