dicAS - Língua & Literatura nº10

CACAU e BOI

Duas moedas de peso

Por Airton Soares

Hoje é dia do CACAU e do Chocolate

O CACAU ERA CONSIDERADO

pela civilização maia uma fruta dada diretamente pelos deuses aos homens. E, de tão importante, virou até moeda de troca.

DO BOI AO OURO

Antes que a moeda aparecesse. os povos escolhiam, para suas transações comerciais, produtos naturais ou fabricados que lhes eram familiares: assim, serviam de dinheiro as peles de animais entre os caçadores, peixe entre os pecadores, produtos da terra entre os agricultores.

.

Na "Ilíada" de Homero é citado o boi como moeda da época: século VIII a.C. E foi do gado (em latim, pecus) que vieram as palavras pecúnia e pecúlio.

POR FALAR EM PECÚNIA

Segundo Walter Fanganiello , em artigo na revista Carta Capital, diz que existia a regra romana do `pecunia non olet´ (o dinheiro não tem cheiro) que dispensava as indagações sobre sua origem e o país de residência do correntista.”

.

"Pior", enfatiza o articulista, "num contrato de conta corrente firmado entre banco e correntista, o sigilo por parte da instituição financeira acabava considerado como segredo profissional, igual ao do médico e do advogado”. É, tudo indica que o paraíso fiscal vem de longe... muito longe!

AGORA......vou

saborear minha barra de chocolate..delícia...

Até a próxima dicAS

Visite meu blog Li por Aí

http://airton.soares.zip.net

É diFÉrente!