O que é rua

A princípio, é o lugar onde passam carros e pedestres todos os dias. Pode ter muitas árvores, muita sujeira, mas sempre tem muitos postes. E estes também podem estar sujos. O leitor que me perdoe de alguns comentários levemente pessimistas, mas eu moro numa grande cidade e estudo em outra ainda maior, a maior do Brasil. Sempre tem sujeira.

Existem ruas e ruas. Existe a rua da nossa casa, onde conhecemos todo mundo, pelo menos de vista. Sabemos qual cachorro morde e qual ladra. Sabemos se passa ônibus ou se para isso temos que caminhar uns dez minutos. Sabemos se tem sujeira ou se é limpa, sabemos quando o lixeiro, o caminhão do gás e a Kombi que vende produtos de limpeza passam. Conhecemos o nosso espaço.

Também tem a rua onde trabalhamos. Muitas vezes é uma avenida, mas as avenidas por seu movimento inquieto são assunto para outro texto. Falemos das ruas de trabalho. Ali encontramos pequenas lojas, bares, prédios comerciais. Sempre tem um ponto de ônibus, ou ele fica na avenida movimentada mais próxima. E muitas pessoas trabalhando, caminhando, procurando uma porta aberta para poderem mostrar o que sabem fazer, ou precisam fazer.

A rua do supermercado que freqüentamos é uma rua estranha, pois ela simplesmente não existe! O que existe é aquele grande conjunto de concreto, sem janelas visíveis, onde se apresenta em letras garrafais (a não ser que o prefeito tenha inventado uma coisa chamada “Cidade Limpa”) o nome do gigante das compras. Passamos pela rua toda semana e nem ao menos sabemos o seu nome, os seus moradores quase nunca vemos. Vemos o supermercado, que tem mil razões pra ter “super” no nome.

Ruas da nossa vida

Estradas, meu caminho certo

Ou incerto

Ruas com nome

Ruas sem nome

Sem saída

Com vidas

Com vida própria

Sonora

Bela, no coração

Verdadeira rua

Que nos indica o sentido

Ou deixa-nos perder

Cair em suas calçadas

Rua.

Carol Porne
Enviado por Carol Porne em 27/03/2008
Código do texto: T919113
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.