FIDELIDADE, FIDEL E SUA IDADE

Fidelidade. Fidel e sua idade. Posso fazer sim, uma analogia direta de Fidel, sua idade e a tal fidelidade. Fidel, firme e em seus conceitos, duro até o fim, não abriu as porteiras e se manteve incorruptível aos encantos externos, mesmo em dificuldades, mesmo que em contenção, o brilho e glamour oferecido não foram páreos para convencer o velho guerreiro a se desvencilhar de seus propósitos durante tanto tempo, tantos anos. Duvido eu que tenha sido fácil, mesmo que contrastante com o resto do mundo, sob inacabáveis criticas e bombardeios de todo o mundo capitalista, ali, Fidel, e sua idade, foram fortes o suficiente para seguras às pontas, os meios e tecer uma historia que perduraria a eternidade. Bem, indo ao ponto, a fidelidade, não nos parece com esta historia, o que se espera desta palavra, acho eu que foi inspirada em Fidel, uma vez que quem toca em fidelidade espera, durabilidade, força de vontade, que a outra ponta do par mesmo que por inúmeras dificuldades e tentações, mantenha firme o objetivo central do objeto em questão, o relacionamento. Quantos são como Fidel? Quantos são fieis. Fieis aos princípios próprios, ao amor, a alguém? Em tempos de paz, ser fiel e Fidel são coisas praticáveis, plausíveis, plenamente suportáveis, mas e em tempos de guerra, ir a luta, e não se ferir, não trair a base, mesmo que com sólidos argumentos, falta ou caso de morte! O homem precisa de muito menos para não manter a sua fidelidade. Em meu conceito, o caráter é sim, flexível e o sentimento mutável, impossível de se garantir algo que não faz parte da natureza humana, logo, creio ser hipocrisia prometer algo eterno, mas podemos sim, dar garantias reais, que enquanto durar, sim, seremos eternos. A eternidade dentro de um espaço de tempo, bonito isso, acho que dá para vender em garrafinhas. O termo já não é mais tão terno, a ternura se foi, junto com o amor do século dezenove. Hoje ser fiel ou ser Fidel, virou démodé, antiquado e bem dizer coisa de outro mundo. A corrente globalizada mostrou que o paraíso existe, com cores e Out Dors, MC Donalds, letreiros e luminosos, o dólar, e na outra ponta, o melhor, o homem ou a mulher mais encantadora, o sexo, a volúpia que nos faz volátil, e pronto, foi-se para o espaço Fidel, e junto à fidelidade. O mundo girou, o tempo passou e os cubanos mesmo com tantas melhores ofertas, entenderam para si, que ali estava bom, dentro do que esperavam e queriam, mesmo que fora dos padrões e modelos mundiais, chegaram à conclusão de manter Fidel, e Fidel de manter sua posição perante seu povo. E com o homem, não seria diferente, a questão fidelidade, vai da posição do individuo de aceitar para si, que bastou, que se satisfez, dentro de nossa natureza mutante e variável, somos seres imbuídos de uma insatisfação infinita. Pessoas melhores virão, mais inteligentes, melhores em sexo, mais belas, melhores propostas, mas cabe a nós saber quando e onde parar, afinal, o mundo e o tempo não param, e sim, sempre nos coloca diante de novas e infinitas possibilidades de mudança. A questão em meu ponto de vista é saber então, o que e quando esta realmente bom para mim e ponto, a partir deste ponto, desenvolver todas as possibilidades dentro da possibilidade que escolhi para apostar e desenvolver meu universo dentro dos parâmetros que defini como mundo meu. Tudo bem, utopia, pode ser, mas é um modelo ideal para a satisfação daqueles que buscam sempre e eternamente o melhor. Mas sim, sendo realista, vejo claramente, que como Fidel, a fidelidade esta acompanhando seu melhor exemplo, que hoje, entre paradas na UTI e intermediando seu pulso firme ao povo, esta deixando este universo com todo ar de quem fez a sua parte, mas abre agora as portas para o que esta por vir. Bom ou ruim, não sei, cabe a cada um saber se o que temos nos basta, se não, que venha a América então. Não existem prejuízos visíveis, somos calculo absoluto dos números que nós criamos, matematicamente falando qualquer resultado, foi previsto na criação dos fatores envolvidos, de fato então o que resta é decidir entre as possibilidades possíveis e existentes, lamento dizer, mas, são infinitas. Boa sorte.