TRIBUTO AOS AMADORES...

Tenho recebido inúmeros comentários pelos meus textos, aqui publicados. Fico muito feliz, pois jamais imaginei ser lido por tanta gente em tão pouco tempo. Principalmente, porque percebo que a maioria dos leitores, que encaminharam comentários aos meus textos, se inscreveu como escritores amadores, mas são verdadeiras máquinas de produção de textos maravilhosos!

Pelo meu lado, leio muitos escritores que aqui publicam seus trabalhos. O que me chama a atenção, sobremaneira, é a proporção majoritária de escritores amadores, como eu. Chama a atenção, mesmo, a variedade de trabalhos publicados. Já li muitos textos ótimos, de bom gosto e qualidade e com criatividade a toda prova.

Daí que não dá para não questionar, ainda que ninguém vá dar importância, pois o que impera no meio é o caráter comercial, ou seja, a capacidade que se possa ter de vender milhares de exemplares de uma obra. Dia desses, eu mesmo recebi uma resposta de uma editora justificando o pouco interesse pela publicação de um livro meu, pelo fato de não ser conhecido, tampouco celebridade.

Dá para entender um pouco a situação, pois existem custos para tal feito, principalmente para divulgação e comercialização, mas por ventura as celebridades já nasceram celebridades? Será que não o são pelo fato de alguém lhes ter dado oportunidade de aparecer nos meios competentes, por algum custo inicial? Mas não dá para entender que o critério para edição e publicação de uma obra seja apenas pelo seu caráter comercial. Como ficam os leitores, tendo como opção surfistinhas e narcisinhas da vida?

Tantos escritores estão no mercado, como profissionais, com obras de péssimo gosto e qualidade, quando não com biografias de ninguém, enquanto tantas maravilhas desconhecidas continuam aguardando, quem sabe, alguma oportunidade de estar em alguma vitrine comercial. Posso citar como grande exemplo os escritores amadores que por aqui passam e deixam seus textos.

Por aqui, não falta qualidade e nem quantidade. Claro, pode e deve haver exceções, mas o recanto está muito bom. Quem sabe esse recanto possa estimular iniciativas de divulgação das verdadeiras obras que aqui aparecem.

Gosto de bons escritores, profissionais sim, porque conseguem viver desse trabalho. Mas, nesse artigo, quero mesmo é render meu tributo aos amadores, que fazem das letras seu hobby, já que não podem fazer delas seu ganha pão, por enquanto!