DOM BOSCO: GRANDE SANTO, GRANDE HOMEM

Dom Bosco foi um sonhador e realizador! Na Itália, dedicou toda a sua vida aos jovens com todo amor e carinho que dispunha. Foi profético. Sonhou com Brasília. Na sua trajetória de luta, Dom Bosco queria realizar um grande sonho. Ajudar as crianças e os jovens. Ele via todas elas abandonadas e a mercê da vida. Mas, queria transformar o seu grande projeto em uma oportunidade para os jovens.

Lutou humildemente, porém com perseverança para conseguir um local que fosse o primeiro oratório. Ali os jovens, além de muito carinho, encontravam alimento e moradia. Ali foi criado o pequeno São Domingos Sávio, que encontrou em Deus, uma linda força que o conduzia para o bem e amor ao próximo. Dom Bosco era amado por esses jovens e dizia a quatro ventos: “Com a bondade e o amor, eu procuro ganhar estes meus amigos para o Senhor”. Para dar um pouco de conforto a esses jovens, Dom Bosco abnegou seu pouco dinheiro, seu tempo e, também, sua saúde.

Um homem que tinha uma ligação intensa com Deus e com sua fé inabalável. Motivou seus jovens a ajudarem diversos tuberculosos daquela cidade. Nenhum menino pegou a doença, enquanto tratava os doentes. E Dom Bosco tinha certeza disso. Pois, ele os confiou a Nossa Senhora Auxiliadora, sua grande protetora.

Fundou a Congregação Salesiana. E, depois de tanto trabalho e luta, adoeceu. “Aquilo que fiz, eu o fiz para o Senhor... Poder-se-ia ter feito mais... Mas os meus filhos o farão... A nossa Congregação é conduzida por Deus e protegida por Maria Auxiliadora”, disse.

Morreu em 1888, com a certeza de que tinha deixado uma grande obra. E deixou. Para os jovens um recado: “Dizei aos jovens que os espero no Paraíso...”.

Dom Bosco foi homem e santo. Santo e homem. Protetor dos jovens e da justiça. Sabia que a ética e amor ao próximo são importantes para uma vida dedicada a Deus. Que muitos irmãos, padres, pastores, missionários leiam um pouco da vida desse grande homem e assumam, com veemência, a verdadeira responsabilidade de amor o próximo.

www.alexandrenoar.blogspot.com