Menopausa e Andropausa

Longevidade

A principal fonte de atividade de um homem é o trabalho. É o seu ponto de referência para seus horários, relacionamentos sociais e familiares, integrante importante de suas atividades.

Havendo a ruptura de todos estes laços, a aposentadoria ao contrário de ser vivenciada com a liberdade, pode ser a causadora de vários problemas psicológicos. Há diferenças sutis a se distinguir considerando-se a classe econômica, além de outros fatores cultural e social que submeteu o trabalhador.

Necessitam-se programas de preparação para aposentadoria, orientando-o para a nova vida que deve ser preenchida com atividades que lhes proporcionem momentos agradáveis.

Neste momento me lembro dos anos de 1970 do qual tive acesso à entrevista da jornalista Sulla Benett sobre os povos que habitam os estados da Sérvia e do Montenegro

Os anos passaram e a pequena e montanhosa Albânia foi apoquentada por um regime fechado, guerras, atentados terroristas. Hoje, com apoio dos Estados Unidos transformou-se do Kosovo sérvio no Kosovo albanês.

“Foi instalado no campo Bondsteel, a maior base militar dos EUA no estrangeiro desde a Segunda Guerra mundial”. Assim como no Kosovo próxima de oleodutos, alguns em construção como o Trans-Balkan próxima de campos de petróleo na Albânia.

Em junho de 1999, pouco após o bombardeamento da Iugoslávia, as forças Armadas dos EUA apoderaram-se de terras de cultivo indo no sudeste do Kosovo, junto à fronteira com a Macedônia, e começaram a construir a base. O empreiteiro da construção foi Brown & Root Service, filial da Haliburton do vice-presidente Cheney. “O campo Bondsteel, com 7000 militares estados-unidenses, tem 25 km de muros de betão e 84 de arame farpado, com 11 torres de vigilância”. "Vocês vão ficar, a saber, a verdade, mas a verdade vai dar cabo de vocês". Aldous Huxley. Diana Johnstone)

Em sua coleta de informações ela destacou um senhor com a idade de 110 anos, pai de mais uma dúzia de filhos, sendo que a caçula nasceu quando ele estava com 100 anos.

Sulla Bennett pergunta:

Qual a razão da longevidade de vocês?

(1°) - ” A disciplina é de fundamental importância! Em todo lar há regulamentos como o horário de almoço, do trabalho, estudo e recreação. Estes pequeninos compromissos eram e são aplicados coerentemente de acordo com os pais, e obedecidos..

(2°) Não se aposentar.

(3°) Outro elemento importante é o sexo. “O organismo com a idade vai se limitando, mas tem vida; Estando ele benfazejo, amigo, não se deve conceder-lhe a aposentadoria”. “O nosso corpo obedece às ordens que lhe enviamos, e a razão de ser está na autoconfiança, auto-estima.”.

“Este é motivo que não se aposenta”. Uma coisa encaminha para outra! “Consideramos o trabalho como o “chamador da vida”!”.

“Cumprimos a nossa atividade com menor intensificação das forças físicas, mas a tarefa, e horário devem ser observados e obedecidos com seriedade, em um todo. Se vivermos preocupados com limites de idade, aí sim, a tragédia estará presente”.

Talvez, para muitos, estas revelações possa trazer incredibilidade! Mas... Que tal relembrarmos de Matusalém (que foi pai com 65 anos) conhecido por ser o personagem mais longevo de toda a Bíblia? (969 anos).

Os estudiosos dizem que os anos Bíblicos representavam ciclos Lunares, mas se tal asseveração for verídica, Matusalém teve o seu primeiro filho com 15 anos; Enoque que viveu 365 anos foi pai com 5 anos.

Descrevo pela segunda vêz o assunto sobre o Idoso.

Explico a razão:

Trabalhei por varios anos na secretaria de assistência social em meu estado, e foi em minha gestão que a Política Estadual de Amparo ao Idoso, e a Criação do Conselho Estadual do Idoso, através de uma Comissão de Especialistas elaborou o Anteprojeto de Lei.

O antigo Ministério do Bem Estar Social promoveu vários encontros em Brasília com os representantes de todos os estados, tendo como objetivo o estudo e troca de idéias para a criação do Estatuto e conselho Nacional do Idoso.

Abracei a causa com grande amor, e persistência!

O tempo corre, e como..., hoje sou a Idosa... Quem diria?

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) permanece desconhecido nas esferas administrativas federal, estadual e municipal e também pela maioria dos idosos brasileiros.

.Minas Gerais é um estado que possui realidades regionais diversas. A distância entre o sul e norte não é apenas geográfica, Cada região vivendo seus costumes, a sua cultura, muitas conservando hábitos ancestrais na sua pureza como valores de tradição e de cultura.

Para elaborar atividades possíveis de serem administradas, percorremos grande parte do estado, tendo com proposta conhecer o perfil dessa parcela da população, buscando características de comportamento, gastos, saúde, alimentação, moradia, transporte, educação, cultura, lazer. .

Em minhas andanças pelo interior ouvia certas lamúrias:

“Minha vida acabou, ninguém mais me dá atenção, não se lembram de mais nada. Para que viver?”. "Agora já não presto para nada, minha vida perdeu sentido…".

É neste momento que a porta do organismo se descerra -, e a doença solenemente toma posse.

A carência de informação sobre a Menopausa e Andropausa, ambas originadas pela insuficiência hormonal manifestadas no feminino e no masculino são pertencentes ao processo de envelhecimento, e marcadas por mudanças fisiológicas.

Seria bastante saudável o comparecimento de gerontologista aos centros carentes, ou explanar claramente através dos meios de comunicação, indicando melhor abertura em relação às terapêuticas existentes.

ANDROPAUSA: A menopausa masculina

Dr. Luís Antônio Soares Pires

A maioria dos homens começa a experimentar transformações no corpo entre 30 e 45 anos de idade. Todos os estudos científicos produzidos nos melhores centros de pesquisa do mundo apontam o desequilíbrio hormonal como à base fundamental da menopausa masculina (Andropausa). O grande problema é que os sintomas vão se instalando durante anos a fio, de forma lenta e gradual, confundindo-se, na maior parte das vezes, com os chamados processos naturais do envelhecimento. Ocorre, então, um gradual declínio do apetite sexual e do bem estar. Vai se tornando cada vez mais difícil manter a forma e os níveis de energia passam a declinar. A composição corporal se altera de forma dramática, ocorrendo um crescente acúmulo de gordura, seguido imediatamente por atrofia progressiva da massa muscular.

Se negligenciada, provoca, a médio e longo prazo, conseqüências e danos muito mais severos para os homens do que a própria menopausa para as mulheres.

O problema nos homens torna-se mais grave porque, ao contrário das mulheres, que experimentam apenas declínio dos hormônios femininos, aqueles, à medida que sofrem declínio dos hormônios masculinos, têm, ao mesmo tempo, aumento dos níveis de hormônios femininos, produzindo efeitos desastrosos no seu metabolismo.

A quantidade de sintomas que decorrem desse processo é enorme e inclui: fadiga, má qualidade do sono, insônia, aumento da gordura corporal, atrofia muscular, diminuição do desejo sexual, distúrbios da ereção, e ejaculação, nervosismo, ansiedade, irritabilidade, dores articulares, perda de massa óssea, queda de cabelos, enrugamento e ressecamento da pele, lapsos e enfraquecimento da memória, depressão, redução dos níveis de energia, apatia, intolerância à glicose, aumentando a predisposição a diabetes tipo II e diminuição da resposta imunológica, dentre outros tantos.

O desequilíbrio hormonal masculino pode (e deve) ser prontamente reconhecido e corrigido.

Nos homens, o problema é ainda mais complexo, pois cai a produção de hormônios masculinos e eleva-se a produção de hormônios femininos.

********

Esta informação está baseada no sentido de prevenção para a saúde.

A questão da Menopausa e Andropausa devem ser conduzidas a médicos especializados neste ramo da medicina.

Muitos homens e mulheres são voltados para o esporte, ou para literatura, para as artes em geral, ou sexo.

A escolha é pessoal e necessita-se de coragem para defendê-la, como, -, não se deixar levar ao apelo maciço da mídia que vive fazendo associações de comportamentos.

Se Deus nos ofereceu o livre arbítrio, significa que Cada pessoa é um processo único e inacabado, pronto para crescer, florescer como obra-prima que é da Natureza.

Meu abraço.

Marília
Enviado por Marília em 10/04/2008
Reeditado em 17/07/2011
Código do texto: T940050
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.