Ajuruteua-um paraíso no Pará...

No Estado do Pará há uma pequena frutinha chamada ajurú, pouco maior que uma azeitona, cor de vinho por fora, e por dentro branquinha como algodão, sua árvore é de pequeníssimo porte, algo que se esparrama ao invés de subir, na verdade o sabor nem é agradável, não se enquadra como doce ou muito menos ácido. São frutos de uma região do Pará onde há predominância de praias oceânicas, ou seja, águas salgadas.

Ajuruteua é uma praia belíssima, localiza-se a uns 260 kilometros da capital do Estado, Belém, provavelmente, recebeu este nome devido a grande quantidade de pés de ajurú espalhados por lá.

Saindo de Belém até a cidade de Capanema são 160 kilometros, para chegar até Ajuruteua viaja-se mais 100 kilometros, o percurso total é feito em cinco horas de carro particular, andando a uma velocidade de 80km/h, de ônibus o trajeto torna-se mais longo podendo durar até 6 ou 7 horas.

Ao chegar o turista se depara com um local simples e tranqüilo, com uma grande extensão de praias de águas salgadas, muitas pousadas e hotéis com infra-estrutura humildes, porém, de boa qualidade

Ajuruteua, certamente, é um convite à natureza, os característicos chalés da região, são espécies de casinhas de madeira, uma do lado da outra, pintadas da mesma cor, com porta e janela minúsculas de frente para o mar. Cada chalé é alugado a uma família que pode colocar quantas pessoas queiram lá dentro.Estes são tipo palafitas, pois, quando a maré enche, principalmente, nos meses de fevereiro a abril e até mesmo maio, é comum o mar chegar debaixo dos chalés, constatando assim este período de marés altíssimas.

Existem hotéis de estruturas melhores ou simplesmente diferentes, porém, o gostoso desse belo lugar é ficar nos chalés característicos da região, ir a Ajuruteua e não fazer uso dos chalés é como se não tivesse ido. Muito embora a estrutura externa destes sejam simples e humildes internamente, falando , as estruturas dos restaurantes de hotéis , pousadas e chalés é digna de um restaurante igual ou melhor que os da Capital, refeições à base de peixe e camarões são servidas a todo o momento, paladar exótico e delícias variadas a base de frutos do mar, culinária humilde e de boa repercussão.

Ao cair da noite, completo silêncio, pode-se ouvir as ondas do mar á distância e o vento soprando sem parar, se iguala a um gigantesco ventilador natural.

Ajuruteua é sem dúvida um pequeno paraíso dentro do Pará, digno de ser visitado.

Patrícia P Ventura
Enviado por Patrícia P Ventura em 13/04/2008
Código do texto: T943804
Classificação de conteúdo: seguro