CINEMA, NITERÓI, 1928

CINEMA...

Nelson Marzullo Tangerini

Meu amigo Luiz Antônio Pimentel, poeta [mestre na arte de fazer Haikais], jornalista, memorialista, escritor, pesquisador, membro da Academia Niteroiense de Letras, 96 anos, tem uma memória privilegiada e prodigiosa.

Conversava com ele em 2007 [já não me lembro mais o dia e o mês] e ele me passava uma poesia inteira de meu pai, publicada numa revista do Cine-Teatro Éden, propriedade do também poeta Oscar Mangeon. Poesia esta, que não constava no arquivo de nossa família.

Ei-la:

“Cinema, sala de espera.

música, flores, elite.

e tudo o que a mente gera

de nobre e fino apetite.

No momento se permite

reunião austera e chique.

Entra uma dama elegante

com a criança, galante.

Brincando, graceja e ri.

Nisso, o guri alto fala;

O riso trazendo à sala:

Eu quelo fazer pipi”

Anotava num caderno os versos de meu pai, Nestor Tangerini, enquanto Pimentel recitava, com muita clareza, os versos que damos o nome de “Cinema...”, por não haver qualquer exemplar deste número da revista.

Aliás, as revistas do Cine-Teatro Éden parecem estar perdidas para sempre. Guardo uma delas, com poesias da Roda do Café Paris. Estão ali Oscar Mangeon, Lili Leitão, Apollo Martins, Mazzini Rubano, René Medeiros, Olavo Bastos, Nestor Tangerini, Mayrink, Gomes Filho, Varon, Luiz de Gonzaga, entre outros.

Na revista que tenho, de 1928, arquivo de nossa família, há um belo soneto do empresário Oscar Mageon, que muitas vezes montou peças dos teatrólogos Nestor Tangerini e Lili Leitão.

Vamos homenagear Mangeon, publicando um de seus sonetos:

PARADOXO

Como esta vida é atroz! Como esta vida

(Efêmero momento da existência)

Pôde criar, na sua própria essência,

Um paradoxo – o Amor... Desconhecida

A criatura de si, na inconsciência,

Sente a delícia suave, indefinida,

Indefinidamente repetida

Na tortura do gozo... na demência...

E o Amor – um infinito de desejos,

Vive na Dor, sorrindo encarcerado

No cárcere de um círculo de beijos...

E a vida esvai-se... O lábio ressecado

Busca outro lábio, em lânguidos adejos,

Na virtude, que existe no Pecado!

Esta crônica é dedicada a meu grande amigo Luiz Antônio Pimentel, que tantas vezes me deu atenção, passando-me informações preciosas sobre meu pai e a Roda do Café Paris.

Muito agradecido, Pimentel!

Nelson Marzullo Tangerini, 52 anos, é escritor, jornalista, poeta, fotógrafo, compositor e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini.

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 14/04/2008
Reeditado em 06/05/2020
Código do texto: T945907
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.