O HOMEM DO BONÉ VERMELHO

Ontem, estava eu no bairro Praia do Canto em Vitória-ES por volta das 14 horas, esperando o ônibus seletivo com destino à Nova Almeida - Serra-ES, onde resido, quando aproximou-se um homem alto, trajando calça comprida, uma jaqueta velha e tênis, todos bastantes desgastados. Pude observar também que aquele homem tinha sobre a cabeça, um boné vermelho. Ele dirigiu-se ao recipiente coletor de lixo que estava próximo e, enfiando-lhe a mão várias vêzes, começou a recolher os restos que a vida estava a lhe oferecer. Em suas costas, o homem carregava quatro bolsas, além de duas em sua mão direita. Com cuidado, ele ia examinando o lixo e de acordo com o quê retirava do recipiente, colocava o material na sacola específica (papel na de papel, latinha na de latinha, etc). Quando o lixo podia ser considerado realmente lixo na sua avaliação criteriosa, o mesmo era devolvido ao coletor.

O quê me deixou bastante triste, foi ver que o homem do boné vermelho tinha uma das seis bolsas reservadas para colocar comida que ele achava nos coletores de lixo. Pude comprovar isso, ao vê-lo apanhar com alegria, sobras de um rocambole, protegido por uma embalagem plástica transparente que ele acabara de achar, revirando o lixo com maestria, de quem faz aquilo cotidianamente.

Vi o homem do boné vermelho afastar-se com aquelas seis bolsas (quatro às costas e duas na mão direita) quase cheias, fruto da sua triste labuta diária e fiquei imaginando em quão injusto é o nosso país, tendo poucos com tudo e muitos sem nada. Um país extremamente rico, que por não promover distribuíção de renda, submete muitos de seus filhos à vergonha e humilhação, obrigando-os por forças circunstanciais, a retirar o próprio sustento e talvez da família, na lata de lixo.

Por um outro lado, existem as pessoas ricas de bonés vermelhos, que insistem em alimentar-se desesperadamente e de todas as formas, com o lixo material e espiritual que a própria vida oferece e, pagam com prazer por isso.

Proteja Senhor aquele homem do boné vermelho e dê-lhe melhores condições de vida!

Abra os olhos Senhor dos ricos de bonés vermelhos espalhados pelo mundo! Que insistem em desperdiçar a riqueza, adquirindo lixo material e espiritual a preços elevados e, como cegos, com o único objetivo de satisfazerem o próprio ego, caminham a passos largos, rumo à própria ruína.

Antonio Alves
Enviado por Antonio Alves em 16/04/2008
Código do texto: T947969
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.