LAPIDAÇÃO DÓI

LAPIDAÇÃO DÓI

Eu trabalho numa escola já há algum tempo.

E todos os dias eu observo o jeito de ser e de viver do mundo pré-adolescente e adolescente.

Esse mundo encantador e ao mesmo tempo assustador, devido a distancia que me separa do período que por ele passei e também das mudanças que aconteceram devido à informatização.

No dia-a-dia, eu observo o quanto essas criaturas amadas necessitam do mundo amadurecido.

Elas brigam, discutem, discordam, mas necessitam do aparato maduro daqueles que são responsáveis pelo cotidiano delas.

Eu tenho certeza que esses iniciantes da vida humana sonham com uma escola democrática, onde os responsáveis por ela sejam prudentes.

Eles esperam uma educação que partilhe os resultados numa dimensão equilibrada entre os educadores e o grupo em fase de crescimento físico, psíquico e intelectual.

Eles almejam a conquista de corações e de mentes para ajudá-los a crescer. Eles choram, brigam, reclamam... Tudo porque precisam de nós que estamos no meio deles.

São carinhosos, amáveis, não compreensíveis... Mas cheios de esperanças, são jovens meio grandes e meio crianças, que ficam longe às vezes e outras vezes se abraçam até sem motivo.

Eles esperam que o mundo da educação mostre um rumo certo e seguro, um lugar onde eles possam viver da coragem e da capacidade que trazem.

Eles são amantes da libertação, buscam tudo, até o que não é lícito passa a ser em determinados momentos. Defendem certas verdades que nos deixam encantados, momentos depois praticam atos que nos deixam preocupados.

São participantes, alegres, cheios de vida!

Essa gente querida precisa de amor, de gente que a entenda, que tenha a pedagogia da vida e da caridade.

Ela gosta quando os seus educadores agem com firmeza.

Ela ama quando seus educadores agem com firmeza e com amor.

Ela não sabe o que fazer quando seus educadores agem com firmeza, com amor e passam a entendê-la e não tem medo de dizer que já passou por essa etapa e chegou onde queria chegar.

Às vezes estressamos, choramos, ficamos magoados, quase desistimos!

Mas ao lembrarmos que já passamos por essa curva da estrada um dia, nosso espírito maduro rejuvenesce e acabamos amando-os mais ainda.

Essa gente maravilhosa precisa de nós.

Ela espera que sejamos amigos e formadores, anunciadores da vida e da esperança,

Sem perder a ternura e a paz.

O nosso futuro está mesmo em nossas mãos.

É isso!

Acácio

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 16/04/2008
Código do texto: T948308
Classificação de conteúdo: seguro