EU NÃO SABIA.

Entenda bem uma coisa. Na política é assim. Tem que ter um cara bom de gogó, pra ser candidato e chamar voto em comício. Não manda em nada. Incendeia a platéia. Tem que ter veia grossa no pescoço, ficar rouco nos comícios, feição de indignado com as misérias "que nunca vira antes".

Tem o cara da rede de ligações, as chamadas coligações partidárias. No popular, o acerto de contas do toma-lá-dá-cá. Com ele são loteados os cargos e as chefias de vários escalões. Indicam as pessoas que dividem o contracheque com os tubarões. Tem até mesada pro partido.

Tem o cara da contabilidade pra fazer as contas e a distribuição da grana arrecadada. Lavar o dinheiro, pra tirar dele o cheiro de sangue dos miseráveis que morrem todo o ano neste país e também a inhaca da corrupção. É um cara técnico. Tem que saber das coisas, do mercado, das leis, do câmbio. Sinceramente, isto é coisa de pé de chinelo, de simples contador de partido? Pra dominar tudo isso, tem que ter doutorado, quem sabe no esterior, numa dessas universidades centenárias da vida que forma a elite da corrupção.

Tem o cara da propaganda, pra dizer mentiras sabe. Em estratégia, chamam isto de marketing, pura propaganda enganosa. Fazer a verdade parecer mentira e a mentira a real realidade. E, pior de tudo, funciona. Senão funcionasse não teria sapo barbudo governando fora do brejo.

Tem o cara que transita entre as igrejas de diferentes denominações. O cara que transita pelas demais instituições.

É uma rede complicada.

Diga pra mim: é coisa de amador?

Se você domina tudo isto e com isto vive por décadas, vai ter a cara de pau de dizer pra mim que não sabia...de nada?

jose antonio CALLEGARI
Enviado por jose antonio CALLEGARI em 05/01/2006
Reeditado em 05/01/2006
Código do texto: T94872