...COMO DIRIA O ZÉ

Todas as formas de preconceito são deveras detestáveis e indignas. Não se avaliam os valores dos indivíduos por cor, raça ou religião. Isso é teorema antigo.

O que é lamentável no Brasil é que os preconceitos estão sendo reforçados na forma inversa. O negro, que se sente com direitos a tratamentos especiais, por perdas históricas, na prática acentua o preconceito contra o branco. Quando opta pelas facilidades tira os méritos dos esforços pessoais, independentemente de cor.

Muitas minorias, que se dizem discriminadas, nas ruas agridem a maioria com visuais grotescos, agressivos e intolerância para com os desiguais.

Estas coisas todas, eu diria que estão mais para picuinhas do que para algo sério. São grupos querendo tirar proveito de situações que realmente são desprezíveis, mas que a boa vontade e o amor ao próximo ajudariam muito em sua equação.

No Brasil, não posso dizer se no mundo, o que constrange mesmo, e o que humilha demais, é a pobreza. Essa é a causa do pior preconceito e acho que um dos únicos atualmente. Você sabe o que é ser pobre procurando emprego? Ou tentando sobreviver vendendo algo para não esmolar?

Ah! Como é bom você chegar de carro novo na porta de uma loja para fazer compra! Todos querem te atender com cortesia e bajulações, como se o dinheiro do rico fosse melhor que o do pobre. O pobre é discriminado até fazendo compras!

Se alguém quiser fazer algo de útil e realmente importante para acabar com os preconceitos, faça-o para minimizar a pobreza. Tudo o mais é conversa fiada. Falar de racismo será pertinente quando o negro e o branco não forem pobres, e todos tiverem as mesmas oportunidades. Veremos como o ser humano, apesar de tudo, tem aptidão para o convívio, mesmo com todas as diferenças!

Em suma, podemos concluir que direitos humanos quando são direitos, precisam contemplar pelo menos alguns pontos que já discuti por esse recanto: moradia e emprego, educação e cultura, saúde e lazer e igualdades amplas.

Pensando bem, não é tão difícil atingir tais objetivos, pois todos apontam para um início comum que é o emprego, este sim dá dignidade ao ser humano.