Crônica piradinha da silva

Edson Gonçalves Ferreira

Ontem, quando abri a minha página no Recanto, deparei-me com a Popô Chan que a Malubarni ganhou da Sônia Ortega. Na mesma hora, chamei a Emília: _Emília, venha cá, veja só que desaforo. Uma boneca ganhando outra boneca e eu, boneca, fico aqui que nem boneco, engolindo seco! Aí, a Emília me respondeu: _ Tá com inveja, poetinha metido à besta? Você não merece ganhar uma boneca e pra quê você quer uma boneca se, toda hora, você me chama aqui? Com raiva, respondi: _ Eu nem lhe chamo, você vem até quando estou no banheiro!... Tapando o nariz, ela respondeu: _ Que fedor! Precisava falar de banheiro, precisava...

_Vocês me tiram do sério. Só a Meriam que, hoje, escreveu um texto lindo na página dela para mim. A Emília retrucou: _Aposto que eu sou citada!... _ Nâo me lembro, o Peter Pan, Lupi, Chapeuzinho Vermelho, Pequeno Príncipe, Visconde, Saci Pererê, Pinóquio foi, mas não me lembro de você na crônica dela! _ Que poeta metido, gente! A Meriam vai ver comigo. Perguntei: _Vai fazer o quê, Emília? _ Vou mandar a Cuca para casa dela. Aí, então, caí na risada. _ Você está rindo de quê? - perguntou-me ela. _ Olha que ela pede para o Chapeuzinho Vermelho chamar o lobo mau pra você! _ Nâo tenho medo, não, não tenho, ela... Quando eu ia responder, assustei-me...

De repente, escutei um barulhão, era o Menino Maluquinho brincando com minhas panelas na cozinha. Do escritório, gritei: _ Vou chamar o Ziraldo, vou... Larga essas panelas, menino? Ai, então, levei um susto, porque a serpente do livro O Pequeno Príncipe estava enrolada nos pés da mesinha da sala e, com aquela voz de má, sibilou: __ Você está precisando de uma mordidinha, só de uma mordidinha! _ Ah, vai morder a......... - respondi. Foi quando escutei a risada do gato de Alice, instalado no sofá e, aí, então, o sangue meu esquentou: _ Se você furar o meu estofado, eu te mato, eu te mato!

Uma voz respondeu: _ Pode deixar, Edson, se ele furar, eu corto, eu corto a cabeça dele. - Era a Raínha de Copas.

Aí, então, levantei-me e fui até a sacada e, qual o meu espanto, o Peter Pan com a Fada Sininho estavam chegando. Antes de pousarem, ele gritou: _ A Malubarni vem a Divinópolis, vai ter festa na casa da Fernanda e na sua. Vocês vão chamar a Celina, a Tera, a Sônia com os garotos e o Beto, a Kathleen, a Sunny, a Claraluna, o Henricabilio, a Meriam, o Bernard, o Teris, a Suzana, a Tereza, a Zélia, a Milla, a Miriam, o Silvânio... _ Pára, garoto! A Malu vem ao Brasil e vai ter um sarau na casa da Fernanda. Ainda não é o congresso do Recanto em Divinópolis. Quem sabe a gente faz, um dia.

Nesse momento, já pousado na sacada, Peter Pan respondeu: _ E por que você não providenciam? Respondi: _ Vou pensar, vou pensar. Pega umas folhas de erva-cidreira para eu fazer um chá, estou precisando, vocês não me deixam descansar. _ Eta poeta rabugento! - resmungou a Emília. _ Rabugento!... - respondi - é a mãe! _ Pode até ser, mas eu não tenho mãe, sou apenas uma boneca. Ai, então, fui fazer o chá. Como diz o prefeito Viriato Palhares: "Chá é bom também".

Divinópolis, 19.04.08

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 19/04/2008
Reeditado em 19/04/2008
Código do texto: T952881
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.