Um Pouco de Futebol

Desde muito pequeno eu já comecei a gostar de futebol. Quando eu tinha oito anos, isto em 1942, o meu pai me levava para o campo do Cantúsio F. C., que não ficava longe de casa, para assistir aos jogos do Cantúsio, do Vila Industrial, do Bonfim, do C. A. Jardim, do Velo, todos pelo campeonato varzeano.

O Cantúsio F. C., que era do Curtume Cantúsio, era muito forte e difícil de ser batido. Mas os outros da sua série também eram muito bons. Isso era no tempo em que a várzea, em Campinas, em todos os bairros tinha grandes equipes. Aqueles que viveram esse tempo chamam ainda hoje aquela época de “várzea de ouro”.

Tendo ficado empatados no campeonato, Cantúsio e Bonfim tiveram de decidir no antigo estádio do Guarani F. C. quem seria o campeão da série. O meu pai me levou para ver esse jogo, que seria num domingo pela manhã.

O Cantúsio venceu por 5 x 0 formando com Armando Sansana, Toninho Pires e Angelim; Mário Goiaba, Tide e Lico Semedo; Vilela, Quinzinho, Hugo, Juca e Pedro. O Bonfim que era uma equipe muito boa, mas que esteve numa jornada pouco feliz, formou assim: Joãozinho, Borracha e Padúla; Geraldo, Baianinho e Priá; Corote, Otávio, Minico, Faísca e Modesto.

Também daquele tempo eu me lembro de ter assistido ao jogo entre o Campinas F.C. e a A. A. Ponte Preta, no estádio do Mogiana, pelo campeonato principal da Liga Campineira de Futebol. Talvez tenha sido este o segundo jogo, em campo fechado, ao qual eu assisti.

Devo dizer que o “tricolor bucheiro” era o time da minha família. Mas o Campinas F.C. estava dando sinais de decadência. Já não era o esquadrão de 1936-37-38 e 1939, campeão de muitos títulos. Nessa época de grandes vitórias formava com Indaléscio, Mané e Orlando; Elísio, Elegância e Chico Urbano; Von Zubem, Pixe, Camilo, Daniel e Carlinhos.

Mas nesse dia em que assisti a partida, em 1943, perdeu da Ponte Preta por 2 x 1 e formou com Barômetro, Carvalhinho e Carabina; Jaca, Brandãozinho e Marmita; Mirinho, Carlito, Nininho, Felício e Bernardo Inácio. A Ponte Preta ganhou com Serafim, Rodrigues e Hélio; Zeca, Camargo e Nascimento; Birigui, Valdemar, Cilas, Nardinho e Armandinho.

Todos que viveram essa época afirmam que foi a melhor fase do futebol de Campinas.

Laércio
Enviado por Laércio em 19/04/2008
Código do texto: T953097