TREMORES EM OSASCO

TREMORES EM OSASCO

- A terra está se mexendo!!! - gritou a mulher no ônibus.

E eu que pensei que era a avenida esburacada...

Meus caminhos sempre me levam a Osasco. De um jeito ou de outro, desde que voltei ao país em 2005, acabo parando nessa cidade. Entrevistas de emprego, aulas de inglês, amigos que poderiam morar em qualquer outro canto da cidade, mas insistiram em morar em Osasco. Posso dizer que conheço a cidade como a palma da minha mão, pois já a cruzei de norte ao sul, leste a oeste. E apesar de todos os nativos dizerem que não há nada de especial na cidade, sempre me surpreendo com ela, quando a visito. Essa tarde, por exemplo, sem querer, dei de cara com um arco-íris.

- Terremoto!!! - gritou o homem. O motorista nem ligou e continuou dirigindo ônibus. Impossível ser terremoto, estamos no Brasil, não há tornado, nem furacão, terremoto só quando recebo as contas no fim do mês.

Saio da estação de trem de Osasco e vejo esse arco-íris. Nunca vi um tão completo e tão bonito. As cores estão tão nítidas que consigo distinguir o azul, o amarelo, o verde... Um céu mais que perfeito. E meus amigos dizem que não tem nada em Osasco.

Hipnotizado por tamanha beleza, não entendo porque as pessoas caminham com tanta pressa. Ninguém olha para o céu. Seria eu, o único louco, a parar a corrida do dia-a-dia para apreciar uma maravilha da natureza.

- Moça, olha o arco-íris – digo para uma mulher que vai passando.

- E eu com isso? – ela responde.

A tarde dá lugar a uma noite agradabilíssima e uma lua quase cheia ameaça dominar o céu, se não fossem as nuvens. Lua tímida, prefere ficar coberta de nuvens e não se mostrar nua para esse poeta mambembe de versos tortos.

Entro no ônibus e ligo o walk-man, ouço Sam Cooke, um dos maiores cantores da música soul americana e como o ônibus está cheio, permaneço em pé, ouvindo as canções, enquanto o ônibus vai descendo a Corifreu com a Avenida Vital Brasil.

Foi nesse momento que senti a primeira sacodida, seguida do grito da mulher:

- A terra está se mexendo!!!

Quer saber, vou voltar sempre para Osasco...

Frank Oliveira

http://cronicasdofrank.blogspot.com/

Notas do autor:

O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou um tremor de terra de 5,2 graus na escala Richter com epicentro a 270 km a sudeste da cidade de São Paulo, por volta das 21h de hoje.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2768683-EI8139,00-UnB+tremor+de+graus+e+registrado+em+Sao+Paulo.html