HOJE EU PAREI...!

Chegam momentos em que parar para pensar é necessidade, mas como parar? Há quem diga que parar é deixar de dar um, dois ou mais passos à frente, portanto atraso... Perder tempo? Será que é válido pensar assim?

Estou pensando, logo parei! Pôxa! Estou perdendo tempo! Mas não tem nada não, pois não custa mais parar um pouco que fazer de novo.

Hoje, eu vi um pedinte sentado numa calçada, esmolando, quem sabe sua última opção. Triste é eu nunca ter reparado nele antes, embora pareça, pela familiaridade de alguns transeuntes, que ele faz ponto ali. Nunca o notei, não tinha tempo.

Hoje, eu vi um bêbedo ali na esquina de casa, num bar, sendo humilhado por muitos e até pelo balconista, que já havia sugado até seu último centavo. Pensei que talvez lhe faltasse um pouco de aconchego por parte de todos. Pior é que faz muito tempo que ele deve freqüentar o mesmo lugar e só agora o notei e pensei nisso.

Quando menos esperava, hoje, encontrei com um velhinho se gesticulando e falando para si mesmo e alguns garotos marotos o rodeavam, com zombarias. Situação muito humilhante! Senti pena dele e pensei que ele precisava de mim. Só agora eu o vi, pois já devo ter passado por tantos outros e nem liguei.

Hoje, um pouco mais adiante, pensando em todas essas coisas, delirei comigo mesmo que gostaria de amparar a todos. Por prazer. Pensei nisso só hoje!

Percebeu quanta coisa se pode fazer hoje? E ontem, antes e depois?

Fiquei chateado, me imaginando um miserável, cheio de ambição, egoísta, sem apego aos semelhantes, quem sabe até preconceituoso...

Porque só hoje eu pensei nisso? Só hoje eu vi estas coisas, quando na verdade milhares de situações semelhantes acontecem todos os dias e nas sarjetas, quantos necessitados?

Aí fui longe e lembrei de uma palavrinha de Jesus “raça de víboras, hipócritas...” e me imaginei assim.

Devo mudar, devo olhar a todos e a tudo. Devo sentir como todos e a tudo. Devo ser assim. Mas tem um problema: terei que parar mais tempos para ver, sentir e eu sempre acho que não dá. Parece que sou condicionado a não parar, tal qual uma máquina a produzir sempre...

Enfim, sou mais ou menos assim...E você é diferente...?