pra inicio de conversa... A nossa Língua Portuguesa

A princípio....

A comunicação se faz presente e necessária em todos os aspectos de nossas vidas .A falta de comunicação, ou interpretação mal feita, já desencadearam grandes guerras e conflitos, ou quando nada, serviram de desculpa para que o fato ocorresse, assim também como grandes encontros ou desencontros. Já derrotaram vidas, sucumbiram sonhos, acabaram com anseios

Sim pois sem o conhecimento de nossa língua, sem o entendimento de seus distintos significados em cada região, poderemos formar idéias e conceitos que não correspondam à realidade.

O preconceito cultural, anda paralelo as nossas diversidades lingüísticas.Quando deparamos com alguém que trata as palavras de forma diferente da nossa, da que estamos habituados, tendemos a taxar de ignorante , de desconhecedor das normas cultas!

Na verdade pouco ou nunca paramos para pensar nos diferentes significados das palavras , nos diferentes estado de nosso maravilhoso país.

Sim, maravilhoso, nós e que complicamos as relações.O famoso sotaque regional, dificilmente é respeitado por nós! Quase sempre e visto com inferioridade, quando fora de seu contexto.

Entretanto, o mais estranho a meu ver , é a capacidade, a passividade com que aceitamos, usamos e adotamos legalmente, até , certas expressões de outros países tidos como superiores a nossa cultura, e que acabam se sobrepondo a mesma.

Deixamos de comer cachorro quente, para comer hot dog, não compramos ervilha , mas sim petit pois!

Até a pensão de dona Sebastiana, virou Sebastian`s Self service ! Porém e Graças a Deus, ainda comemos lá o arroz com feijão e ovo frito.

As pessoas querem e estar na moda e infelizmente o modismo está tentando acabar com a nossa Lingua Portuguesa.

Particularmente, na minha modestíssima opinião, abraço e admiro o as nossas diversidades regionais, repletas de cultura e significados, que poderiam ser mais empregados, inclusive nos dicionários e livros didáticos. Mas, se a globalização, mal interpretada nos leva a esse caminho, da aniquilação lingüística....

Vamos clamar pela ajuda de Good! Deus, Oxalá e tantos outros! E pelo bom senso brasileiro. Espero que não tenha sido substituído pela pontualidade Britânica!

Taxando a todos nós como não pontuais!

Desculpem o desabafo,mas meu sangue ainda é vermelho e não azul!

Leandra Telles

Leandra Telles
Enviado por Leandra Telles em 26/04/2008
Reeditado em 08/10/2008
Código do texto: T963023
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.