NÃO VAMOS DISCUTIR A RELAÇÃO

Quando você acorda e pega ele olhando para você dormir, depois encontra em cima da pia do banheiro a sua escova de dentes já com o creme dental e a sua toalha pendurada ao lado do chuveiro, ou quando ele sabe que você tem tempo, a banheira cheia de sais de banho com a água temperada do jeito que você gosta, e a mesa do café arrumada e com suas flores preferidas enfeitando o centro, isso quando ele não te leva o café na cama. Depois te dá um beijo de despedida, te deseja um bom dia e sai apressado para o trabalho, e você meio irritada no seu íntimo reclama: para que tudo isso? ele sabe que que não tenho tempo. Mas você sabe que tem tempo, afinal é gerente de uma grande empresa nacional e não tem hora para chegar ao trabalho, pode se dar a esse luxo de vez em quando. Na noite passada cheqou de uma viagem de uma semana cheia de stress depois de conseguir fechar e justificar as mudanças no orçamento do primeiro semestre, você sabe que merece.

Mas passa a manhã inteira, à tarde, e nenhum telefonema dele, que falta de atenção,  pensa você. Aí você já irritada com o trabalho acumulado e com problemas que parece que só você sabe resolver, decide ligar para ele. A secretária diz que infelizmente ele não pode atender porque está em uma reunião importante e que depois retorna.
Reunião importante? Como se o trabalho dela não fosse importante, e você logo pensa, como sempre, ele é o mais importante. Eu arrumo tempo para tudo, ele não pode interromper a reunião por um minuto para me atender.

Mas passa um tempinho e logo ele retorna, e lembra, olha amor vou chegar um pouco mais tarde, hoje é dia de futebol lembra? Não precisa se preocupar com o jantar, aproveita a noite e descanse, veja um filme... Você desliga furiosa, a casa, cuidar dele, o meu trabalho, acabei me afastando de todos os meus amigos só para me dedicar a ele. Opa, se dedicar a ele?  Seu trabalho toma quase todo o seu tempo, te deixa mal humorada, cansada, sem disposição para nada, e foi ele que te afastou dos amigos? Ele te pediu isso? E você continua a remoer, ele nem pensa nisso, não dá o menor valor, não vê o quanto que eu o amo? Só quero ficar ao lado dele. Será?

Ele ainda abre a porta do carro para você desde o primeiro encontro, sempre puxa a sua cadeira para você se sentar à mesa, se preocupa se está trabalhando demais, se está comendo pouco, se está comendo muito, se está exagerando nos exercícios, ou se está parada demais, se está com insônia ou se dorme demais, se anda irritada demais ou passiva demais, ele te observa o tempo todo é o seu termômetro.

Ele pode não falar que te ama com todas as letras, mas poquíssimos falam, e as vezes nem prestam atenção quando o dizem, é automático  é como dizer bom dia. Não te manda flores, não te dá jóias? Esquece as datas? Isso é inerente aos homens, a maioria é assim. Olha que eu conheço muitos homens que fazem isso tudo. Mandam flores, compram jóias, não esquecem nem a data do seu primeiro corte de cabelo e quando você resolveu deixar de ser loira clara para ser loira dourada. Esses têm secretárias eficientícimas que os lembram de tudo, ou realmente são completamente loucos de amor, ou completamente obcecados, ou é mesmo a natureza deles, são raros, se encontrar essa espécie em extinção agarre com unhas e dentes e nunca mais deixe escapar. Os exageros? A gente trata com terapia.

Mas a maioria que dá flores, jóias, se lembram de todas as datas, além de terem secretárias, que geralmente também são suas amantes, tem contas em floriculturas e joalherias com todas as datas programadas para buquês idênticos para a secretária, as vezes uma outra amante, a mulher, a mãe e até a sogra. São homens cheios de cortesia, educadíssimos, elegantes, "com berço", galantes  e com uma conversa tão agradável que te convenceria a comprar capim pegando fogo. E se você ouvivesse qualquer coisa a respeito da conduta deles jamais acreditaria. É claro que não é a maioria, mas prefiro não correr o risco.

Um buquê uma vez ou outra é maravilhoso, mas ter uma casa que mais parece uma floricultura e um cofre que mais parece um mostruário de joalheria  e um iate batizado com o seu nome, e quando ele está estressado pega o jatinho e vai pilotando até o Rio de Janeiro, janta e volta para Vitória, a esposa mais simples,quando estressada, calça um tênis e vai correr no calçadão. Quanta culpa desse marido que só trabalha, acha que pode suprir  a sua ausência e falta de atencão com caminhões de flores, jóias. Não sabe como demonstrar carinho de outra forma quando está perto. Álias essa é a única forma de demonstrar amor e carinho que ele sabe, que ele aprendeu.

Esse tipo eu também dispenso. Uma jóia comprada com um mínimo de sacrifício  ou um buquê de rosas brancas ou gérberas, ou uma caixa de chocolates, ou até mesmo uma caixinha de fósforos se dados com amor é isso que interessa. Para mim ter um Audi Cabriolet A4 prata modelo 2007 na minha garagem, sendo que eu parei de dirigir depois que roubaram meu carro com um revólver na minha cabeça, não tem o menor valor.

Temos que aprender que não é a  grandiosidade das palavras, dos gestos, dos presentes, das atitudes, da atenção desmedida é que contam. O que realmente conta no dia a dia em uma relação, é esperar o seu amor depois do futebol com a banheira cheia de sais de banho e com a água temperada do jeito que ele gosta, com uma cama impecável, com lençóis trocados, cheirosos e macios, com uma massagem relaxante depois de um dia de trabalho corrido, cheio de atropelos e de aborrecimentos inevitáveis, em dizer em como sentiu a sua falta, e depois dormir abraçados, sentindo o calor de dois corpos unidos pelo amor e não pelo rancor de mágoas remoídas, acumuladas e não ditas e que jamais devem ser ditas e nem sentidas, simplesmente porque elas não têm razão de ser.

A manhã seguinte começará maravilhosa, depois de uma noite de sono reconfortante e os dois estarão felizes. Somos dois. Somos únicos, incomuns, cada um a seu modo e devemos respeitar isso e se não gostamos de algumas coisas em uma pessoa, não a aceitamos como ela é, não amamos essa pessoa. Por isso as amizades acabam, imaginam os casamentos.

Tenho uma amiga a trinta e cinco seis  anos e temos gênios terríves, ambas somos críticas, mandonas, donas da verdade, e um dia o pai dela comentou que não entendia como éramos amigas há tanto tempo, e eu respondi que era porque nos gostamos do jeito que nós somos, apesar de todos os nossos defeitos. Nós moramos em cidades diferentes, mas se eu precisar de qualquer coisa ela larga tudo para ficar comigo, como no ano passado ela precisou de mim e eu larguei tudo para ficar dois meses com ela. Esse é o verdadeiro amor, não importa o que fazemos um com o outro, tudo se perdoa, tudo se entende, sem que precisemos sentar e discutir a relação. Só de trocar um olhar o problema já se resolve, aí a gente dá aquele abraço apertado uma na outra e fica tudo bem de novo.

No relacionamento homem mulher tem que ser do mesmo jeito, como pais  filhos, como aliados e não rivais, se lembrem da época do namoro quando você se arrumava toda para ele e seu coração disparava quando ele ia chegar. Dos apelidos carinhosos. Daquela música que marcou. Daquele dia que ele te consolou. Preste mais atenção, ele diz que te ama o tempo todo. Esforça-se no trabalho para te dar uma vida melhor, é cortês, galante o tempo todo, é carinhoso, atencioso. O que mais você quer de um homem?

Depois disso tudo você ainda quer discutir a relação?

 

 

Suzanna Petri Martins
Enviado por Suzanna Petri Martins em 28/04/2008
Reeditado em 19/04/2009
Código do texto: T965568