TODA MULHER? II

Desde que comecei a ter meus artigos publicados, recebo e mails de leitores fazendo comentários a respeito deles. No princípio, eram esporádicos, alguns artigos eram comentados, outros não. De alguns meses para cá, sempre recebo comentários de leitores. Alguns artigos são mais comentados do que outros.

Ao longo deste tempo, através destas manifestações, tenho recebido sugestões de temas, e na medida do possível, escrevo atendendo a estas sugestões. O artigo que escrevi recentemente Toda mulher?, teve uma repercussão imensa. Recebi vários e mails, trinta e dois, para ser mais exata. A maior parte deles, enviado por mulheres.

Muitas se sentiram incomodadas, pois entenderam que fiz uma critica aos hábitos comuns da imensa maioria delas.

Quase todas declararam que não conseguem realmente sair de casa sem batom, e que não conseguem imaginar como pode existir alguém que viva sem ele!? Não pintar o cabelo então! É quase considerado pecado mortal! Se forem cabelos brancos então! É taxado como crime, passível de punição! Uma me disse que os cabeleireiros deviam estar irritados comigo!

Uma jovem de vinte e quatro anos me enviou um e mail, dizendo que se sentiu traída por mim. De acordo com que relata, adora pintar os cabelos, mas o marido nunca concordou com este hábito seu. E após ler meu artigo, ele passou a se apoiar na minha idéia, para tentar convencê-la de deixar os cabelos na cor natural. Usando o argumento que nem toda mulher pinta! Enquanto lia o seu e mail, quase fiquei preocupada, pois prezo muito todos os meus leitores. Fiquei aliviada, pois disse que, mesmo após esta traição, ela vai continuar sendo minha leitora, já que gosta muito dos meus artigos! Se despediu dizendo que vai desconsiderar este!

Estava lendo estes e mails, quando recebi um recado da minha querida amiga recantista Maria Olímpia, me dizendo que o tal artigo estava fazendo o maior sucesso, pois criou uma polêmica imensa entre as mulheres! Algumas elogiaram tudo o que eu disse. Na verdade, pouquíssimas!

Os e mails enviados por leitores homens, foram todos de aprovação! Concordavam comigo e muitos confessaram que detestam beijar mulheres de batom!!!Que não conseguem entender porque tantas pintam os cabelos de amarelo. Um falou que acha lindo cabelos louros, mas não entende porque algumas louras fazem uma faixa escura no alto! Acho que foi deboche!

Um disse que adora mulheres de cabelos escuros, mas que ficaram raras. Um leitor aqui do recanto, citou um trecho da música do Dorival Caymmi no seu comentário: "Marina, morena Marina vc se pintou... Vc já é bonita com que Deus lhe deu..."(Caymi) Fiquei feliz em rever-te nesse texto tão bem escrito e desmistificador... Nem tudo são aparências e as mulheres precisam ser amadas como são. Grande e afetuoso abraço¨ .

Fiquei feliz com a repercussão! Fiquei feliz com tantas manifestações de leitores!

O que mais me surpreendeu, é que, de todos os e mails que recebi, e comentários que ouvi de pessoas que encontrei, nenhum deles se referiu a minha idéia principal quando escrevi este artigo.

Não tive, em hipótese alguma a intenção de fazer alguma crítica, e muito menos condenar as mulheres que se pintam, usam esmalte, ou pintam seus cabelos. Se existem produtos no mercado que me deixam mais satisfeita com minha aparência, claro que tenho que fazer uso deles. Sou da opinião que todos nós temos que viver e ser da maneira que nos faz feliz, do jeito que nos sentimos bem. E é justamente por pensar assim, que escrevi aquele artigo, onde o meu objetivo maior foi chamar a atenção para o cuidado que devemos ter quando fazemos generalizações sobre comportamentos.

A maior beleza do ser humano, talvez seja justamente a sua complexidade. As mulheres não são todas iguais, não pensam da mesma maneira. E isso é fantástico! Portanto, não concordo com quem diz que toda mulher...

Francisquini
Enviado por Francisquini em 29/04/2008
Código do texto: T967020
Classificação de conteúdo: seguro