Sabe aquela verdade que você viu passar?

Não é necessário um sermão de algumas horas para alarmar todos do perigo que eles mesmo estão correndo... Sanidade é um benção na caminhada fútil da humanidade.

Vi uma notícia que, de certa forma, me abalou drasticamente. Essa vem da Áustria: um pai que manteve a filha em cativeiro para abusá-la durante vinte e quatro anos... Ah! Santa sanidade, meu Deus.

Essa repulsa com os pequeninos e os mais grandinhos não é só algo inteiramente interno de países de Terceiro Mundo... Todos somos dotados do mesmo raciocínio... Só que raciocínio é um coisa comum, raciocinar é algo meio fora moda nesses tempos... Agimos conforme as vontades sem perceber que estamos indo longe demais: desde destruir um formigueiro até tirar a soberania de algum país islâmico em nome da segurança ocidental - leia-se "acidental".

Talvez eu até esteja sendo um tanto repetitivo, mas e daí? Há muito esbravejamos que o aquecimento global vai destruir nosso planeta e só depois que o estrago foi feito é que estamos fazendo algo... No antro social de minhas crônicas, oscila o "eu" como um todo e o "eu" como este que vos fala. Defendo algo intríseco à mim: justiça. Este algo está em todos, isso eu garanto... Humanidade muda só gera gemidos de dor.

Não sei, mas até pararmos de matar, torturar e estuprar nossos filhos, talvez tenhamos um senso maior de responsabilidade. Estamos nos destruindo em nome da loucura, do corre-corre ou do estresse... A terra treme, mas os abalos maiores estão na consciência mundial... Casos pequenos como este da Áustria, só refletem uma vil verdade: não somos mais tão superiores assim...

E como dizia um certo cantor que fugiu-me a memória: "Assim caminha a humanidade...", mas pra onde?

Valdemar Neto
Enviado por Valdemar Neto em 29/04/2008
Reeditado em 18/06/2008
Código do texto: T967691
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.