Reality Novel

Me parece óbvio que o caso Isabella Nardoni só pode causar tanta repercussão na sociedade por unir dois formatos de imenso sucesso na televisão brasileira e de rara exposição na esfera pública: telenovela com reality show. O caso reune todos os elementos narrativos dos mais manjados dramas novelescos: os vilões, a mocinha, o herói, o triângulo amoroso, etc...só falta o casamento no final. Também a tensão gerada na audiências à espera de fatos novos todos os dias é outra característica comum entre as telenovelas e o caso Isabella. Um dia sem um novo acontecimento no caso da menina Isabella é como um péssimo capítulo de novela, daqueles que deixam o espectador frustrado e se perguntando: "afinal, por que perco meu tempo vendo isso?". Mas no dia seguinte ele está de volta.

A ligação com o reality show se deve pela inexistência de atores profissionais e que dramatizem conscientemente. Apenas na pré-produção de um BBB é que se escolhe os estereótipos necesários e como deve ser articulada a relação entre eles. Depois é jogar com o que se tem para construir o sentido necessário para dar graça ao espetáculo e manipular a audiência, que vê o reality show com as mesmas expectativas com que vê uma telenovela. A relação da mídia com as partes atuantes no caso Isabella Nardoni - os acusados, a polícia, os advogados, a mãe da menina, etc. - é muito semelhante. Todos são transformados em personagens dramáticos que formam uma cena oferecida à apreciação do público, em detrimento de casos geralmente mais graves, que estavam sendo fortemente consumidos até então. Como a dengue no Rio de Janeiro, por exemplo.

Casos que não batem de frente com o poder são fáceis de ser agendados como tema de discussão na sociedade pela mídia. Mais exemplos? O sumiço do padre que resolveu voar com balões de festas, o austríaco que manteve a filha em cativeiro por 24 anos e, mais recentemente, o caso do atacante Ronaldo com três travestis no Rio. Esses todos servem pra que o povo reaja à vontade, contra ou a favor, pelo herói ou pelo bandido, enquanto coisas piores são facilmente deixadas de lado.

Andrei Andrade
Enviado por Andrei Andrade em 30/04/2008
Código do texto: T969033