ESPIRITUALIDADE SEM RELIGIÃO

Conheço Jonas há anos, ele me chama de crente e eu o chamo de ateu.

Ele acompanhou toda a minha fase de "esquisoterismo": quando eu meditava em ônibus e entoava o bija mantra OM até em fila de banco. Teve paciência para não me mandar para aquele lugar, quando tentei convertê-lo a acreditar nas minhas verdades absolutas e se manteve amigo, mesmo quando eu disse que o fato dele não acreditar em Deus era obra de assédio de algum obsessor de vidas passadas.

Estranho é que por mais que eu tentasse convencê-lo das minhas descobertas espirituais ou que os Et´s realmente faziam contato o tempo todo; ele nunca tentou me convencer com as suas (des) crenças. Ele sempre diz, que para ser feliz e fazer outras pessoas felizes, não era preciso ter uma religião ou acreditar em um Deus. De fato, nunca vi alguém tão bom e tão integro quanto o Jonas. Ele está sempre disposto a ajudar os amigos e familiares; sabe dizer não, mas está sempre disposto a dar uma mão quando precisamos.

Pensando sobre isso, me dou conta que o Jonas é o cara mais espiritualizado que conheço. Mesmo sem acreditar em nada do que tanto "tenho certeza"; ele é a prova viva que o divino está presente em todos os aspectos da vida, não só naqueles que fazem parte de algum ritual religioso. Ás vezes, achamos que para estar perto de Deus, é preciso falar sobre Ele ou estar presente em um templo, ou fazer meditação ou alguma técnica antiga que te permita abrir a terceira visão. Esquecemos que estamos perto de Deus o tempo todo, ainda mais nas coisas cotidianas, das quais extraimos as melhores lições: brincar com os nossos filhos; varrer o chão de casa enquanto ouvimos música alta; andar de bicicleta no parque; trabalhar 12 horas e estar feliz por estar empregado e fazendo algo que te dá prazer e em tantas outras atividades que estão ocorrendo o tempo todo na nossa vida, mas ainda não conseguimos enxergar a sua beleza.

Esse meu amigo Ateu é um dos caras mais bem humorados que conheço e também é um grande lembrete para mim, pois todas as vezes que exagero na dose e volto de uma experiência espiritual, totalmente do lado de lá; ele me lembra que só estou aprendendo todo esse A a Z de espiritualidade para usar aqui mesmo, na terra; lugar onde Jonas já pratica toda essa teoria que ainda estou tentando assimilar.

http://cronicasdofrank.blogspot.com