Gatinha no telhado de zinco

Edson Gonçalves Ferreira

O Peter Pan está danado. _ Eu sou jovem e não vou pra balada. Mas a Fernanda vai? _ Qual o pó, Peter? – perguntei. _ Atrevida, devia ficar em casa... _ Mas o filho dela, cantor, se apresentava ontem na danceteria. _ E ela tinha que ir, tinha? _Cortem a cabeça dela, cortem a cabela dela... – A rainha de Copas entrou furiosa. _Quem ela está pensando que é? E gato de Alice, quando vi, estava rindo, debochadamente, em cima do braço do sofá. Eu gritei: _ Se você furar meu sofá, eu mato você!

Agora, que a Fernanda está saliente, está!... Danada, ontem, à noite, fui dormir cedo. O Peter Pan me aconselhou, porque não posso ficar com olheiras. Até a Emília me disse que, mesmo sendo de pano, tem medo de precisar de plástica. Vou acabar consultando a Celina Figueiredo que, com todos sabem, é educadora e catequista. Ela precisa dar uns conselhos para a Fernanda.

O gato de Alice está me dizendo, agora: __ Não se preocupe, poeta. Ela não é tão gata como nós. Foi só uma noite. Coisa de mãezona, agora ela vai sossegar a franga. _ É, e você acha que vou soltar a minha? – perguntei. Então, a Sunny Lora que entrava na sala, disse: _ Estou precisando soltar a franga e rir muito. E o Pinóquio, chegando, retrucou: _Vamos sair, agora, a noite é criança, Sunny e o Pequeno Príncipe vem com a gente e, então, você será a rosa da noite. Depressa, a Sunny respondeu: _Se eu vou ser a rosa, eu vou! E, antes que eu percebesse, saíram os três.

Do Japão, a Sônia que está curtindo sua gravidez me ligou, preocupada. _É verdade que a Fernanda estava de minissaia? _ Sei não, Sônia, eu não fui pra balada com ela! Ai, então, o Capitão Gancho entrou na confusão. _Se a Fernanda quiser uma companhia adulta, eu posso ser o acompanhante. __Vem não, queridinho, se ela precisasse de companhia, má por má, eu iria com ela. Ela só foi assistir ao show do filho dela!

Neste momento, todo mundo começou a rir. Então, enraivecido, perguntei: _ Por que todo mundo está rindo? _Ora – retrucou a Emília – a Fernanda foi apoiar o filho, mas deve ter se deliciado com a noite. __ É claro – completei – deve ter sentido como gatinhas em cima do telhado de zinco, não é? Então, a Fada Sininho sobrevoando a minha cabeça, completou: _ Quem quiser voar comigo pras baladas, eu levo.

Aí, eu disse: vou chamar a Zélia, a Claraluna, a Kathleen, a Malu, a Terá, a Suzana, o Silvânio, o Juvenil, o Jacó, a Sônia, o Teris, a Milla, a Meriam e, quem sabe, o filho dela faz um show só para nós! Quando vi a Rainha de Copas tornou a dizer: _ A Fernanda foi caladinha e, portanto, a cabeça dela vai ser cortada, ah, se vai!... __ Não, não e não – apelei – eu não deixo. Eu adoro a Fernanda. Ela só foi prestigiar o filho, juro! _ Será que ela não se encontrou com o lobo mau - quando olhei de banda, vi a Cinderela. _ Nâo, não encontrou não. - respondi e, aí, em coro, todos responderam: _ Danada!

Divinópolis, 04.05.08

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 04/05/2008
Reeditado em 05/05/2008
Código do texto: T975300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.