Letras que ensinam

O ensino é algo popular, porém a dificuldade de chegar à comunidade carente é muito expressiva. Então tento aqui faiscar um pouco do meu saber e debruçar sobre alguns pontos que considero relevantes no âmbito do ensino e do aprendizado, muito embora não esteja uma coisa separada da outra.

Ao observar um livro percebo facilmente quando um tem melhor didática do que outro, contudo diante dessa afirmativa percebo que alguns autores escrevem para se, escrevem para uma pessoa igual a ele, mas esquece de escrever para o publico que necessita do aprendizado escondido no emaranhado de letras que o mesmo cria.

Escrever simples, diferentemente do que muitos pensam, é a melhor forma de direcionar uma informação para um publico qualquer. Quando me refiro a simples falo de igualar o saber entre leitor e escritor, por sua vez quem necessita aprender é o leitor já que é para ser dessa forma deve-se estimular o ato de interpretar, mesmo que isso não pareça tão doloroso, acaba sendo.

Será falta de hábito? Pode ser não descarto essa possibilidade, contudo percebo que já é difícil de ler algo emocionante pior será pegar um livro qualquer e depois de 10 minutos, após fazer uma pequena reflexão, nada tenha ficado na imaginação. Isso é terrível, isso é uma verdadeira catástrofe para a evolução do saber.

O que posso deixar de mensagem nesse momento que vivemos é tão somente uma reflexão curta e variante, devemos levar a sério o aprendizado dos filhos e de todos que estão a nosso redor. Ceder o pouco que sabe para alguém é o néctar do conhecer, por ventura guardar o que sabe é uma desconstrução do saber, pois aprender é ensinar e ensinar é aprender.

ZUKER
Enviado por ZUKER em 05/05/2008
Código do texto: T976221
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.