HÁ SOMBRAS QUE NOS ACOMPANHAM PARA SEMPRE.

Assistindo à reportagem sobre o caso do pai que manteve a filha em cativeiro por 24 anos em um porão na Áustria, e sobre os possíveis traumas que ela deve levar para o resto da vida, ocorreu-me que, infalivelmente, todo ser humano também é acompanhado por suas sombras do passado. Talvez, não com o peso do trauma com que essa mulher austríaca vai ter de conviver, mas igualmente significativas.

A realidade dura de uma infância sofrida, por exemplo, pode não ser tão dolorosa, mas acompanha milhões pessoas até seu último suspiro. Nesse caso, é possível que elas até consigam tirar alguns ensinamentos dessa experiência e passem a valorizar suas conquistas, em razão das privações por que tiveram de passar desde cedo. Há, é claro, as que se revoltam contra o mundo a ponto de julgá-lo responsável pelo que passaram, embora isso só piore as coisas. Afinal, dificuldades estão aí para todos – para uns, mais; para outros, menos – e podem servir como fonte de aprendizado para os que se dispuserem a tirar delas alguma vantagem.

As perdas também podem nos marcar profundamente. Aliás, é uma das situações para as quais jamais estamos preparados. O fantasma de uma perda vai nos assombrar cada dia de nossa vida, queiramos ou não. O tempo certamente nos ajuda a aceitar a idéia de não podermos mais compartilhar bons momentos – ou até discussões calorosas – com alguém que tenha sido muito importante para nós, contudo a saudade só diminui. Depois de um tempo, conseguimos pensar com menos sofrimento em alguém que partiu, mas o vazio que essa pessoa deixou é eterno. Quem diz que ninguém é insubstituível obviamente nunca perdeu alguém a quem amasse.

Felizmente, no entanto, há sombras que nos fazem um bem inestimável. Não há dúvida de que somos, na realidade, o resultado da soma de muitas sombras. Os pais e mães que somos hoje, foram muito influenciados por nossos pais e mães. Os homens e mulheres que nos tornamos, carregam fortes reflexos de muitos daqueles com quem convivemos. Até nossas atitudes do presente têm muito a ver com nossos erros e acertos do passado. O fato é que somos um e muitos ao mesmo tempo. Nós e nossas sombras.

Everton Falcão
Enviado por Everton Falcão em 05/05/2008
Código do texto: T976646
Classificação de conteúdo: seguro