MÃE

OS CAMINHOS DA VIDA SÃO DIVERSOS E NOS LEVAM A SEPARAR DAQUILO QUE NOS É PRECIOSO E BELO.

TAMBEM, EU QUE SEGUIA JUNTO ATI, PASSO A PASSO, ME ENCONTRO SEPARADO, DISTANTE E TRISTE. VEJA, MAMÃE, COMO O DESTINO É BRINCALHÃO E CRUEL AO MESMO TEMPO; FEZ-ME DE TI, PARA DEPOIS DETRMINAR QUE DEVEMOS NOS SEPARAR, SEGUIR CAMINHOS DIVERSOS: SOU CARNE DE TUA CARNE E SANGUE DE TEU SANGUE. MAS SOU AGORA, AQUELE FILHO DISTANTE, QUE EM NOITES TRISTES, QUANDO O ANTASMA DA SAUDADE SE APROXIMA, QUERO CORRER PARA TI, MAS O QUE ENCONTRO EU NAS HORAS DE DESESPERO?... SOMENTE TUA IMAGEM...TUA LEMBRANÇA E ESCONDO-ME ASSUSTADO, EMBAIXO DAQUELE "ATÉ BREVE", QUE FICOU EM TERRAS BEM DISTANTES DE ONDE VIVO.

ÀS VEZES ESCONDO-ME NA ESCURIDÃO DA NOITE, E CHORO. MEU PRANTO É SUAVE, SAUDOSO E MINHA VÓZ É MUDA.. CHORO, NÃO SEI SE DE TRISTEZA OU DE ALEGRIA, POR SABER QUE EM BREVE NOS VEREMOS. POR SABER, MAMÃE, QUE DEUS A CONSERVA SEMPRE SORRIDO A ME ESPERAR "NUM DIA DESTES".

SABE, MAMÃE, TEU DIA NÃO É AQUELE QUE DETERMINOU A HISTÓRIA.

TEU DIA... SÃO TODOS OS DIAS. TU ÉS MÃE E TODOS OS MOMENTOS SÃO PARA TI. NO TEMPO, NO ESPAÇO, TU ÉS A LUZ QUE BRILHA, PARA QUE EM MEU CAMINHO EU NÃO ENCONTRE OBSTÁCULOS. E, QUANDO OS ENCONTRO, TUA PRESENÇA, MESMO QUE NA LEMBRANÇA, É O NECESSÁRIO PARA AUXILIAR-ME, POIS TEUS ENSINAMENTOS FEZ-ME AKGUEM CAPAZ DE SOBREVIVER.

UM DIA, MAMÃE, CONSEGUIREI LUDIBRIAR O DESTINO E HAVEREMOS DE NOS UNIR NOVAMENTE, SEM O CÉLEBRE "NUM DIA DESTES". HAVERÁ DE CHEGAR O MOMENTO, EM QUE REVIVEREI AS HORAS QUE EM TEUS OMBROS, ADORMECEREI E TEREI OS SONHOS DAQUELA CRIANÇA QUEPOR TEUS BRAÇOSCHAMAVA NAS HORAS DO CANSAÇO DE MINHAS BRINCADEIRAS INFANTIS. HAVEREI DE APAGAR DE MINHA MENTE AS SOMBRAS DA SAUDADE - O FANTASMA QUE ME ATORMENTA.

SABE MAMÃE, HOJE É DIA DE ALEGRIA E ESTAMOS PRESENTES DE CORPO E ALMA; POR ISSO, NÃO DEVES CHORAR, POIS TUA LÁGRIMAS DE SANTA E DE MULHER IRIAM MARCAR TUA FACE. SORRIA E SORRIREI CONTIGO,NA FELICIDADE DE NOSSA PRESENÇA E NA MINHA VOLTA DE SER CRIANÇA. TEU FILHO.

DO LIVRO: POESIAS... SONHOS E LÁGRIMAS

"IM MEMORIAM" DE ADELINA MARIA DE MENDONÇA

RC/2 008.