SONHOS E SAUDADES

Estava no Rio visitando minha filha. No feriado do Dia do Trabalho, a família saiu para passear, eu decidir ir ao cinema.A cidade estava tranqüila com o feriadão e saí em direção ao Cine São Luiz em frente ao Largo do Machado. Caminhando passei pelo Café Lamas e aproveitei para tomar um cafezinho e me deliciar com uma água mineral com gás.O Café e Restaurante Lamas, fundado na Rua do Catete pelo português Francisco Tomé dos Santos Lamas, em 1874, foi reduto da boêmia carioca e de jornalistas, políticos, artistas, intelectuais e estudantes.Com freqüentadores famosos como Getúlio Vargas, Osvaldo Aranha, Carlos Lacerda, Carmem Miranda, Grande Otelo, Noel Rosa e tantos outros, o bar permanecia aberto vinte e quatro horas, sendo considerado, por muitos, extensão de suas casas. Quando em viagem ao Rio, estiveram no Lamas Orson Welles, Raquel Welch, Catherine Deneuve e Bianca Jagger. Nas mesas do Lamas foram fundados o Flamengo e o Fluminense e as mesmas serviram de testemunhas de movimentos estudantis, decisões políticas e fundações de partidos políticos.

Hoje o Lamas funciona na Rua Marques de Abrantes e é um dos mais tradicionais estabelecimento do gênero em todo país.

Após o cafezinho e já no Cinema esperando o início do filme, vi na fila da bilheteria alguns jovens adolescentes que brincando entre si, falavam alto enquanto compravam as entradas. A presença dos jovens serviu de motivo para eu voltar ao passado, muitos anos atrás, onde me vi nas dependências do Cine Teatro Mussi, lá na minha querida e bela de Laguna em Santa Catarina.Revivi em minutos aqueles tempos de alegria, dos amigos, da primeira namorada, dos sonhos e dos projetos.Fiquei relembrando fatos como se os mesmos voltassem em vídeo tape e me veio uma pergunta: Qual a grande diferença do adolescente daquela época e do homem maduro de agora? E me pareceu que, tirando as diferenças físicas próprias das idades, a maior diferença estava nos sonhos e nas saudades. Quando jovem tinha mais sonhos que saudades, hoje tenho mais saudades que sonhos.A idade nos acumula de lembranças sentidas, vividas, compreendidas. E é bom curtir essas lembranças, entrar nesse mundo do antigamente.Mas acho que devemos cuidar para não ficar lá por muito tempo.Nada de saudosismo, vamos lá desfrutamos os momentos e depois voltamos, senão gastamos nossa energia no que já passou e sabemos que, embora não tantos quanto antes, ainda temos alguns sonhos para realizar.E nossa força e nosso foco devem estar nesses projetos.

Nos renovando sempre, igual ao Café Lamas.

HAMILTON SANTOS
Enviado por HAMILTON SANTOS em 07/05/2008
Reeditado em 07/05/2015
Código do texto: T978495
Classificação de conteúdo: seguro