Sobre a final do Carioca de 2008

Sobre a final do Carioca de 2008

Como torcedor que freqüentou os estádios, assistiu entrevistas e consequentemente papeou sobre os jogos com diversas pessoas que se interessam pelo tão famoso esporte bretão tenho que declarar que o Botafogo simplesmente perdeu o último jogo da final do campeonato carioca de 2008 por deméritos. Jogou um primeiro tempo equilibrado, com cabeça no lugar, tentando jogar o futebol que podia dentro das limitações que o seu elenco mostrava, se saiu bem nessa primeira etapa. Já na segunda, pressionado pela própria responsabilidade auto-relegada e pelas dificuldades da falta de sorte de levar um gol no início da etapa, se desmantelou e perdeu a cabeça. Tentou jogar, não conseguiu, perdeu a concentração, não houve mais o fundamental de seu estilo de jogo e ao se atabalhoar com seu próprio nervosismo entrou no esquema imposto pelo time adversário.

O flamengo por ser um time aproveitador das circunstâncias conseguiu, devido a uma sorte (das substituições do técnico no intervalo entre os dois tempos) e a uma capacidade de contra-ataque óbvia já que o time adversário se desestruturou, alcançar o resultado que o levou a se consagrar campeão do campeonato.

Fato é que nas finais dos últimos anos o time do Botafogo vem reconquistando um lugar que antes não figurava, o lugar de finalista da competição. Devido a um longo problema de gerência interna o time passou a duras penas por um tempo ruim, rebaixado no campeonato brasileiro, e por um sistema de recuperação interna estruturado por um dirigente sério ele conseguiu ao longo de anos se reerguer.

O Flamengo, por ser um time de óbvia alusão popular sempre se manteve no alto das finais cariocas, pois a pressão que o torcedor faz é de enormes proporções, e se esteve afastado das finais nacionais mais se deve a decadência do futebol carioca como um todo, por uns tantos oportunistas, que demérito futebolístico. E nesses dois últimos anos o rubro negro conseguiu estruturar um time base, que se acertando e tendo um elenco que compensa internamente suas deficiências consegue se sobressair nos jogos que disputa.

Não discordo que nesse último jogo o Botafogo jogou mal. Nem quero aqui tirar o mérito da vitória do time, mas ao mesmo tempo é de bom tom lembrar que ao longo do campeonato, principalmente nas partidas decisivas houve uma clara bananada da arbitragem que beneficiou o rubro negro em duas partidas das mais importantes, no primeiro turno. Como o campeonato se faz como um todo, o demérito do último jogo do Botafogo não pode ser motivo simples da derrota do campeonato inteiro.

Se o juiz, ou os juízes, foram mal intencionados, ou comprados, isso não vem ao caso, pois nunca saberemos a verdade, já que por uma incrível falta da imprensa esportiva esses assuntos não são investigados a fundo como são por exemplo casos políticos ou casos que atentam contra a humanidade da pessoa cidadã como o caso de Ristofen e Nardonis da vida.

Mas que a final, por ter sido ontem, consegue eclipsar essas trapalhadas ao longo do tempo é praticamente um fato, já que o próprio time e a própria torcida cantam com delírios e ovações a ode escarnecendo de protestos do botafogo. Se o time não acusa corretamente os culpados o fato continua sendo ridículo e não muda de perspectiva. Já que é tão vergonhoso para o Flamengo ganhar beneficiado pela arbitragem que o Botafogo perder pelo mesmo fato. Em tempo, o time do Flamengo, seus torcedores, deveriam é comemorar o título com certa dose de vergonha, não pelo seu desempenho mas pelo futebol carioca, já que assim comemorado, há uma exaltação dos erros, transformados em ridículos e rebaixados à categoria de reclamações infundadas, parece finalmente, depois de conquistado o campeonato, que essas hediondas mancadas deixaram de existir.

Quanto à pressão auto-imposta pelo próprio Botafogo de final contra o Flamengo é normal que um time crescente não tenha experiência em finais, e a pressão que sofre é muito maior que a do adversário devidamente acostumado a enfrentar essas decisões, vejo nisso para o Botafogo o aprendizado que falta para se consagrar campeão e acabar com a magreza de títulos, já que durante o resto do campeonato, certamente foi superior.

E se alguns afirmam que os times devem ser avaliados nos quesitos constância e capacidade de decisão, que se sintam mais envergonhados ainda, já que no quesito constância não foram superiores e no quesito capacidade de decisão em 2/4 dos jogos decisivos foram claramente ajudados por uma arbitragem ruim, ou mal intencionada, e só conseguiram jogar nos outros dois jogos um tempo de forma convincente, devido ao distúrbio da falta de experiência alvinegra, no resto foram claramente inferiores.

Mas, afinal, o argumento é sempre o mesmo, vitória é vitória, e título é título, para aqueles que se contentam em ulular freneticamente essa máxima, meus parabéns pelo título e meus pêsames pela consciência fraca. Para aqueles outros que enxergam claramente que ganhou-se o título, mas que ainda falta alguma coisa, meus parabéns pelos dois motivos.

Conscientemente de um botafoguense com bom senso.

leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 07/05/2008
Código do texto: T978841
Classificação de conteúdo: seguro