LEMBRANÇAS DE MINHA MÃE

 

As lembranças que tenho de minha mães são várias. Comentarei algumas que marcaram.

Quando era menino, lembro-me das vezes que acordava eu e minha irmã para irmos à escola. Acontece que minha irmã dormia e eu também e assim, acabei repetindo a 1ª série devido às faltas não pelas notas. Fomos criados sozinhos. Então ela ia trabalhar fora para nos manter. Era costureira. Gostava de esperá-la, pois sempre trazia algo nós: soja torrada, bala de leite kids, dentre outras coisas – forma de compensar sua ausência, pois sempre que ela ia trabalhar eu ficava chorando para ela ficar comigo.

Uma vez, fiquei chorando tanto que ela acabou voltando para ficar comigo. Aquele foi o melhor dia de minha vida.

Hoje entendo tudo que ela passou para nos criar. Não viveu com meu pai por muito tempo. Chegou aqui nessa cidade maluca e devoradora, mas conseguiu sobreviver.

Conheço apenas uma parte da história. Meu pai nunca ligou para gente. Ela diz que não o amava. Fazendo uma análise o ciúme e a bebida dele foi a causa. Ela sai de casa, com minha irmã pequena – tinha três anos, e grávida de mim. Só que não sabia. Quando descobriu, entrou em choque. Tentou me abortar, mas não conseguiu. Ela me disse que quando me esperava tinha tomado nojo de louro. Depois descobri porque.

Para mim, fora um choque. Mas nada como o Tempo para curar feridas e explicar passagens obscuras pela vida. Sim, superei isso, pois pensei: se não morri, tenho alguma missão para cumpri na terra.

Outra lembrança que pulula em minha mente, foi quando a professora do primário, pediu-nos um sabonete. Levamos, isso bem antes do dia das mães e ela fez aquele perfumador de guarda-roupa. Era reunião de pais – que ela quase não dava para comparecer. Então entrou as mães, e eu fiquei esporando ela aparecer, mas não deu tempo. Quando estava ao meio do caminho ela vinha esbaforida. Então eu entreguei o presente para ela...

Havia um problema, minha mãe sempre foi depressiva. Também com tantas agruras pela vida. Tudo que quis não consegiu: queria uma casa própria, não se casou novamente e reclamava muito por er tidos filhos... Claro que cada um deve ter uma explicação: O espiritismo diz que são acerto do passado. A religião diz que os escolhidos para herdarem o Reino dos Céus passa por duras provas... Mas isso não vem ao caso...

Anos depois, acometeu-lhe um derrame. Hoje eu e minha irmã cuidamos dela. A mente dela está meio lúcida. Mas tornou-se criança novamente. Com todos os cuidados que uma criança precisa.

Não; não reclamo de nada. Se Deus permitiu tudo isso, alguma lição quer passar para nós.

Oro todos os dias por mnha família, pelos meus amigos e todos que estão ao meu redor. Penso que devemos sermos luzes para pessoas; por mais luta e tribulação que tivermos.

Nesse dias das mães quero parabenlizar todas aquelas que nasceram com esse dom especial: uma mistura de altruísmo, dedicação e amor ágape, ou seja reflexo de Deus.

 

 

PARABÉNS QUERIDAS MAMÃES!!!


09/05/08

 

Gonçalves Reis
Enviado por Gonçalves Reis em 09/05/2008
Reeditado em 09/05/2008
Código do texto: T982910
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.