UM VIRTUOSE DO PIANO

Marta, uma menina muito bonita, tinha acabado de completar 16 anos quando conheceu Sílvio de 20 anos, um jovem bancário.

Começaram a namorar e logo estavam morando juntos. Com poucos meses de habitação comum, Marta descobriu-se grávida. Quando Sílvio chegou do trabalho, a menina-moça, agora já mulher, apressou-se a relatar o fato ao rapaz.

A alegria de Marta contrastou-se com o estado colérico que se tomou o bancário. Ele esbravejou, gritou com Marta, dizendo que a culpa era dela. Que ele não tinha como criar o rebento que iria chegar.

Determinou que ela abortasse, caso contrário ele a deixaria.

Marta embora muito nova, demonstrou ter fibra, recusou-se a abortar, disse ao rapaz que teria o filho, mesmo sem o seu amparo.

Sílvio cumprindo o prometido, abandonou a menina grávida. Já prevendo os dias turbulentos que teria pela frente, Marta que não podia contar com os pais, lavradores pobres que moravam numa pequena cidade do interior, procurou uma amiga, dona Solange. Expôs a amiga todo o seu drama e foi por ela acolhida. Dona Solange, uma balzaquiana, viúva, bordadeira de mão cheia, ensinou a moça a arte de bordar. Com boa vontade e necessidade de aprender o ofício, rapidamente Marta dominava a arte de bordar. Toda a produção era vendida a uma grande loja e assim Marta e dona Solange iam vivendo. Alguns meses depois Marta deu entrada na Maternidade Menino Jesus, dando a luz a Guilherme, um belo garoto.

O bancário Sílvio, mesmo tendo sido avisado do nascimento do filho, não deu ás caras. Preferiu ignorar o fato. Assim o pequeno Guilherme veio ao mundo, sem nenhum amparo de quem lhe deu causa.

Três anos se passaram e dona Solange, bem mais experiente do que Marta notou que Guilherme tinha um comportamento diferente. Nada lhe chamava a atenção. Vivia em outro mundo. Conversou com a amiga e resolveram procurar um médico, quando então foi diagnosticado que o pequeno Guilherme era autista. Inteirada da doença do filho, Marta ficou abalada. Não tinha como custear um tratamento especial para o filho. Procurou ajuda com o pai do menino, mas este lhe virou as costas. Como mulher de fibra que era, resolveu enfrentar o problema de frente. Ingressou em uma associação de crianças autistas e especializou-se no assunto, podendo assim cuidar e educar melhor o seu filho.

O tempo passou e Guilherme interessou-se por música, já com 10 anos tocava piano. Era sempre convidado para apresentar-se em pequenos eventos. Marta e dona Solange orgulhavam-se do filho. O garoto dominava em alto grau a técnica do piano. Tornou-se um virtuose dos teclados. Guilherme hoje completou 18 anos, e reside em Paris juntamente com sua mãe e dona Solange. Apresenta-se nos grandes teatros e salas de eventos da Cidade Luz, com amplo destaque na imprensa francesa. Possui uma sólida situação financeira que lhe permite cuidar das duas mães. Ele não conhece o pai.

O autismo é um distúrbio congênito caracterizado por alterações no desenvolvimento infantil que se manifesta nos primeiros meses de vida, caracterizando-se por um retrocesso das relações interpessoais e diversas alterações de linguagem e dos movimentos.

As causas são desconhecidas, mas pode estar associado a fatores genéticos.

As crianças autistas possuem, geralmente, aspectos saudáveis e são bonitas (uma das características mais marcantes).

O processo básico deste sintoma é a perda do contato emocional e interpessoal. Problemas de sociabilidade, isolamento intenso e agressividade.

Os autistas não respondem as carícias, palavras e nem às atenções dos adultos. Em contraste com a apatia frente às pessoas, a criança parece fascinada por objetos giratórios. Preocupa-se com que o ambiente fique conservado de forma inalterada.

Passa muito tempo jogando com objetos repetitivamente. É indiferente às palavras e a qualquer som emitido por outras pessoas. Porém pode dar atenção ao ruído de uma porta ou ao barulho de um avião. Possuem hipersensibilidade ao toque e aos sons.

Algumas crianças autistas, entre 4 e 5 anos, são capazes de repetir propagandas de TV, trechos de músicas populares, o que não significa um ato de comunicação, apenas foram absorvidas estruturas codificadas.

Elas têm dificuldade de comunicação, assim como mutismo e inversão pronominal, ou seja, troca o “eu” por “você”.

Podem permanecer imóveis durante longo tempo. Assim como movimentando as mãos e braços no vazio, sem qualquer significado. Também caminham rigidamente com os braços apertados sobre o corpo, e são capazes de desenhar ou jogar por horas e horas. São hiperativos.

A origem desta enfermidade, atualmente ainda é desconhecida.

A ocorrência do autismo é de uma em cada 2.500 crianças. Mais comum em homens.

Tanto abrange de uma criança muda, retardada e agressiva a gênios, como Mozart, que tinha todas as características. A cura ainda não há.

RONALDO JOSÉ DE ALMEIDA
Enviado por RONALDO JOSÉ DE ALMEIDA em 10/05/2008
Reeditado em 10/05/2008
Código do texto: T984168
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.