Uma palavra de muitos significados...

Retribuição.

De acordo com o “Mini Dicionário Aurélio” que tenho aqui em casa - edição de 1993! - que acabo de vasculhar: “Retribuição, sf.: 1. Ato ou efeito de retribuir; 2. Aquilo com que se retribui.”

A palavra abaixo é: “Retribuir, vt.: 1. Dar retribuição (recompensa ou pagamento) a...; 2. Compensar (sentimento, gesto, etc) equivalentemente; corresponder.”

Bem vago, não? Então veremos o que nos diz nosso “Dicionário Ilustrado Urupês” - este que data de 1977!; duvido muito que existam edições atuais -, ele está já em minhas mãos. Vamos lá: “Retribuição, sf.: Ato ou efeito de retribuir; compensação; remuneração; prêmio; reconhecimento de favor recebido.”

Novamente, logo abaixo temos: “Retribuir, v. pron.: Pagar; remunerar; recompensar; premiar; corresponder; gratificar.”

Não ajudou muito... Bem, vamos apontar duas coisas que me chamaram a atenção:

1º- Corresponder: Perfeito! Uma palavra que resume de forma simples, porém vaga, qualquer significado desta palavra.

2º- Reconhecimento de favor recebido: Belo! Adorei! Era praticamente o que eu procurava. Melhor que a palavra gratidão, ou aquela formal e patética palavra tanto usada por mera e simples educação: Obrigado!

Certo. Chega de dicionários. Joguemos o tal do Aurélio e o bizarro do Urupês na fogueira da inquisição cultural. Vamos analisar por conta própria essa palavra que tanto gosto e pouco uso. Sempre a interpretei com muitos significados, porém uma única frase pode resumir todos de uma vez:

“Pagar na mesma moeda.”

Gratidão: Sabe quando você recebe aquela tremenda demonstração de afeto de uma pessoa querida? Amigo, parente, pessoa amada... Que seja! Independente de quem, você ama o gesto carinhoso e se sente em enorme necessidade de... retribuir! Essa é a retribuição em forma de gratidão.

Vingança: Lembra aquele maldito infeliz que decidiu ter a ousadia de pisar no seu calo? É bem provável que não tenha sido apenas um infeliz - existem muitos infelizes desse tipo no mundo, infelizmente! Por acaso você já “deu o troco”? Fez o infeliz pagar pelos seus atos? Ou sequer pensou em... retribuir o “favor” que o infeliz lhe fez de te atormentar o juízo? Bom, essa é a retribuição vingativa. Gostosa, porém perigosa.

Perdão: Você já deve ter ferido um amigo muito querido uma vez - acontece com todos. Se você teve sorte seu amigo compreendeu que você admitiu seu erro e lhe perdoou. Assim você se sentiu mais próximo a esse amigo com um grande e, aparentemente, eterno desejo de gratidão. Procurando, de alguma forma... retribuí-lo. É a retribuição do perdão, a mais pura de todas, pois você nunca se sente satisfeito pelo bem que faz a seu amigo. Sempre com uma espécie de culpa. Sempre tentando compensar o que fez.

Esses são os que consigo me lembrar no momento. Deve haver mais, só que estou com sono, acordei cedo demais hoje. Também duvido pouco se outras palavras possuíssem mais de que seu simples significado gramatical imposto pelas regras de nossa língua. É legal parar pra pensar numa única palavra, no modo como a usamos e como ela deveria ser verdadeiramente usada. Como também é legal procurar a origem de certas palavras do nosso cotidiano.

Nem só com as palavras que essas questões podem ser feitas, mas em praticamente tudo e qualquer coisa na nossa vida. O que você precisa fazer é apenas uma coisa: Abra os olhos. Tanto os do corpo quanto os do espírito.