Deus e a batata...

Deus e a batata...

Lembro que uma vez disse para minha irmã:

- Deus devia estar de muito bom humor quando criou a batata.

- Por quê?; perguntou ela em seguida franzindo a sobrancelha curiosa ao que logo respondi: - Por que a batata é um alimento abençoado. Fácil de plantar, não demora pra crescer, simples de colher... Além disso, existem incontáveis maneiras de prepará-la: batata frita, batata cozida, purê de batata, batata sauté, etc... Vale contar que todas são ótimas receitas e duvido que exista alguém que não goste de batata.

Às vezes fico me perguntando qual deveria ser o estado de espírito Dele quando fomos criados. Acho que não posso nem opinar, pois sou agnóstico e não vou nem um pouquinho com a cara do “Cara Lá de Cima”. Ele parece bem maluco. Em um momento resolve mandar um dilúvio que mate todo mundo, em outro momento envia um suposto “filho divino” que perdoa toda a humanidade.

Apesar de não ir com a cara Dele eu até O respeito – um respeito muito esquisito, admito, mas respeito. Ele é doido. Só pode. Primeiro o Indivíduo nos dá vida assim, do nada, sem nem perguntar e nem dá satisfação de um por que de tudo isso. Nem nos dá a certeza de Sua existência. Pra piorar enche nossas cabeças de perguntas sem respostas como: “De onde viemos?”; “Para onde vamos?”; “Quem somos nós?”; “Por que existimos?”, etc...

Nas palavras de Tom Tykwer, que escreveu e dirigiu o filme “Corra Lola, Corra”:

“Inúmeras perguntas em busca de uma resposta. Uma resposta que levará à outra pergunta, cuja resposta levará a outra pergunta e assim por diante. Mas, no final, não é sempre a mesma pergunta? E sempre a mesma resposta?”

Deixando um pouco de lado essa parte filosófica e pegando essas duas coisas: a batata - que na minha opinião é uma das mais perfeitas criações Dele - e o homem - que é a criação mais perfeita Dele na opinião da maioria -; e depois as comparando eu chego a duas seguintes conclusões: A batata é perfeita, o ser humano é podre.

Quem sabe? Talvez eu esteja certo, talvez eu esteja errado, talvez eu precise de um psicólogo. Quem sou eu para entender as bizarrices Dele?

Sim. Acho Deus bizarro, não se espante. Na minha opinião Ele é no mínimo perturbado do juízo, ou talvez Sua inteligência é divina demais para que um qualquer como eu possa compreendê-la. Talvez os loucos entendam esse Louco. Que pena que não sou louco...

De qualquer forma, Deus é complicado demais para qualquer um, talvez até para Ele mesmo. Por isso acho que Ele deve ser, na verdade, Ela. Seria bem lógico que o ser mais complicado de qualquer mundo, plano e de toda a existência pertencesse à espécie que muitos consideram a mais complicada de qualquer mundo, plano ou existência. Pior ainda, talvez Ele seja um travesti! Quer coisa mais confusa?

Não me pergunte como, mas isso explicaria o porquê da batata ser a coisa mais perfeita que Ele/Ela criou, e da humanidade ser sua criação mais insana do universo...