VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA MIM

Sandra Mamede

 

O tempo passa muito rápido, e nesse seu passar galopante, quantas coisas deixamos de fazer!!! Por mais que o tentemos remir como gostaríamos não conseguimos, somos envolvidos por esta roda viva da nossa vida...casa, filhos, marido, trabalho e mais e mais compromissos, que ele passa cada dia mais rápido e quando nos damos conta deixamos de fazer tantas coisas importantes! Tanta coisa que nos traria muito mais prazer do que as nossas responsabilidades  rotineiras...e às vezes vem o remorso, vem o arrependimento, pois por causa de alguns minutos em pegar o telefone e darmos um “alô”,  bom dia, ou pedirmos a bênção” ( ainda tenho esse costume somente com duas pessoas, e é sobre uma dessas que quero nesse dia fazer essa homenagem!).

É difícil defini-la, ela foge a todos os padrões, parece que nasceu fora da sua época, porque as  suas  ações, seus pensamentos, seus conselhos(muitos bem dados), sua compreensão, sempre eram diferentes daquilo  que esperávamos.

Ela,como filha mais velha, sentia-se responsável por sua mãe, suas irmãs e pelos sobrinhos. É claro que nem todos tiveram o privilégio de conviver com ela como eu. Além de tia, era minha vizinha e minha melhor amiga, a ela contava coisas que não tinha coragem de contar a mainha, minhas dúvidas, meus desejos, meus medos, meus erros e assim por diante...não que mainha não fosse  atenciosa, mas existiam coisas que somente a ela eu tinha coragem de contar, foram muitos anos assim, mas vem a vida como sempre nos tirando coisas, nos afastando de pessoas que amamos e assim ela precisou mudar-se, foi para um bairro bem mais distante...minha nossa! Foi muito sofrimento para mim, ela nunca imaginará  o quanto sofri, pois por mais que queiramos conservar as coisas como eram antes, por mais que queiramos dizer que nada vai mudar...infelizmente muda, não é mais a mesma coisa! A cada dela grande, acompanhava lado a lado o tamanho da casa de mainha, às portas do fundo, ficavam frente a frente e sempre estavam  abertas para transitarmos. Depois que casei não mudou, pois construí a minha casa logo abaixo e era passagem obrigatória para todos os lugares que eu ia.

Sabe...no fundo eu torcia para que aquela mudança não desse certo, quanto egoísmo meu! Não pensava se era o que ela queria, pensava no que EU queria, pensava na falta que ela me faria, pensava que iria  afastar-me das minhas primas ( suas filhas) que eu  amava demais, cada  uma de um jeito... Nadia,a  minha atriz predileta e preferida, todas as peças que eu escrevia ela era a minha atriz principal, fazíamos uma espécie de circo, entrada franca, mas houve uma peça que marcou e ficou em cartaz por muito tempo, “A Bonequinha Preta”, além de ser minha prima, é minha comadre pois batizou o meu filho, depois de crescida, bem mais nova do que eu, deixei de escrever e ela de ser atriz, destacou-se muito no que escolheu para fazer, ficou independente muito cedo, ela nem imagina o quanto  eu a invejava, seu charme, sempre muito bem vestida...Leila não era dada a muitas brincadeiras,  tinha um jeito todo especial de encarar a vida inclusive, mais séria, mais compenetrada, de todas  foi a que herdou verdadeiramente os traços da nossa ascendência, muito bonita, até hoje, pois se veste de um modo todo especial...Halime, ah! Halime, era somente um pouquinho mais nova que eu, a mais velha  das irmãs, a minha companheira, minha colega, minha amiga, mesmo colégio, mesmas amigas...e por fim, Yasmina, a mais nova, o meu xodozinho,não sei porque sentia por ela um carinho especial, de irmã mais velha, de mãe, tentava protegê-la de todas as maneiras, menina de personalidade forte e difícil, mas eu a  entendia, tentava aconselhá-la...mas sabe como é, sempre fazia o que queria.

Hoje, Dia das Mães, estou aqui, para homenagear você minha tia, cujo nome apesar de muito lindo “Clotildes” nunca a chamavam por ele e sim por “Tutiu”. Sei que não uma das sobrinhas mais presentes, mas não a esqueço, quando mainha era viva você já fazia parte da minha vida de uma maneira intensa, depois que perdi painho e mainha você passou a representar uma mãe para mim. Amo você demais e peço a Deus todos os dias da minha vida que te dê muita saúde, muita força, para conservá-la ao nosso lado por muito e muito tempo.Parabenizo a vocês priminhas, pelo dia de hoje, Halime  apesar de não ter filhos biológicos, os sobrinhos são como se fossem seus filhos.

Um beijo  minha tia e sua bênção.