Voltar é bom

Em alguns momentos da nossa vida, a volta é uma coisa muito boa.

Voltar ao ponto de partida.

De onde você veio.

Voltar às suas origens.

Como no meu caso, no fim de semana passado, que voltei à minha cidade natal para visitar minha mãe.

É engraçado, depois de quase vinte anos que saí de lá, parece que tudo continua igual.

A mesma casa, a mesma rua...

Porém, é fácil perceber o quanto nós mudamos.

É como um novo olhar sobre a mesma paisagem.

Tudo está lá.

Mas ao mesmo tempo, dentro de você, muita coisa já se foi. E não volta mais.

E eu me refiro principalmente à inocência.

Algo que temos em demasia quando jovens.

E que adoraríamos voltar a ter depois que a perdemos.

Mas ela não volta.

Adquirimos experiência, conhecimento, amadurecemos e, nos tornamos mais duros.

Tive o prazer de reencontrar, durante esta visita, uma grande amiga que não via há anos, e que eu adoro!

Me deu vontade de voltar no tempo, de ter vinte anos de novo.

De não ter tantas responsabilidades e preocupações.

De levar tudo mais na brincadeira.

De certa forma eu ainda consigo, por ser naturalmente brincalhona e sempre tentar ver a vida de forma mais leve.

Mas não dá para negar a idade que tenho, nem tudo que já vivi.

Por um lado é bom. Com o passar do tempo nos tornamos mais sábios.

Sabemos como lidar melhor com determinadas situações, sem tanto drama.

Só não amadurece o tolo, o bobo que não aprendeu nada e nada vai levar daqui.

Por outro lado, nem todas as lições são fáceis.

Principalmente quande você entra em um lugar e vê que algumas daquelas pessoas que você tanto adorava já não estão mais lá.

E que nunca mais estarão.

O que é melhor, de voltar à sua terra natal, é de lembrar dos sonhos que ficaram para trás, escondidos em algum lugar, mas que você promete prá si mesmo que agora que os achou, não os abandonará novamente.

É voltar à sua essência, e não desistir de quem você é. Jamais...