"Uma Propaganda Infeliz" =Crônica do Cotidiano=

Existem muitas propagandas infelizes, tanto no rádio quanto na tevê, assim como existem muitas outras que se tem prazer em assistir ou ouvir. Entre as infelizes, a recordista, para mim, é a que tem um menino exigindo da mãe: “quero fazer cocô na casa do Pedrinho”.

É tão besta e mal feita a tal propaganda que, sinceramente, não tenho a menor idéia de que produto é ali anunciado. Mal o menino surge, eu desapareço como espectador. Se não der tempo de teclar o “mudo”, simplesmente me desligo e desconheço o recado dado.

O engraçado é que o anunciante não se toca. Não vê que está gastando dinheiro em uma publicidade negativa, na qual o produto não é fixado na mente do consumidor. Fica afixada apenas a imagem do coitado do menino que tem que dizer a mal escolhida frase.

Todas as muitas pessoas a quem já perguntei, em minha pesquisa particular, afirmam o mesmo:“ô coisa antipática aquela propaganda...”.

Felizmente temos algumas obras-primas como, por exemplo, da Juliana Paes fazendo a propaganda das sandálias Havaianas. Uma propaganda feliz, marcante, que faz rir e que, principalmente, grava de modo gostoso a marca anunciada. Isso é propaganda bem feita. Não aquela porcaria que dá vontade da gente dizer ao menino: “Vá cagar no mato, moleque...”

Fernando Brandi
Enviado por Fernando Brandi em 14/05/2008
Reeditado em 14/05/2008
Código do texto: T989457
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.