"COMO É QUE SE DIZ 'EU TE AMO'?"

Renato Russo já havia feito essa pergunta em sua música 'Vamos Fazer Um Filme'. Não sei se ela achou uma resposta, mas é certo que eu ainda estou a procura de uma.

Não sei dizer "Eu Te AMo" talvez porque não aprendi ou por que me falta coragem.

O receio pode vir por vários motivos...

Por que não se sabe qual será a interpretação que o ouvinte dará a essa frase.

Por que não se sabe se ela será bem recebida. Por que não se sabe se há reciprocidade.

Por que assim como há quem tenha medo de dizê-la, há quem tenha medo de escutá-la.

Ou por que ainda que haja coragem , não há a certeza de que aquele sentimento é AMOR. Por que o AMOR pode ser "uma flor roxa que nasce no coração dos trouxas" ou o "AMOOOR pode ser uma doooor".

Nãããão...não falo aqui só do amor entre homens e mulheres. Aqui me refiro a todo tipo de amor(paterno, materno, fraterno, conjugal...). Talvez seja esse o relacionamento no qual se fala mais fácil e frequentemente "Eu Te Amo". Se é verdadeiro? Não sei! Pode ser que sim, pode ser que não...As vezes me parece que nesse tipo de relacionamento, a célebre frase virou brincadeira. Todo mundo fala, amando ou não, sabendo ou não o que é amor, querendo ou não falar, querendo ou não amar.

Dizer EU TE AMO pra mim ainda é como algo estranho. Raramente ou quase nunca disse isso a alguém, exceto a minha mãe e ainda foi naquelas ocasiões em quem, por convenção, você se ver "obrigado" a dizer.

Calma! Não estou dizendo que não amo minha mãe e sim que só disse isso a ela por "exigência da ocasião". Normalmente eu não diria, sou adepta incondicional da ilustre frase de Lulu Santos: "(...)cada voz que canta o amor não diz tudo que quer dizer/ tudo que cala fala mais alto ao coração(...) eu te amo calado como quem ouvi uma sinfonia de silêncios e de luz(...)". Assim lido com todos os que amo (ou pelo menos acho que amo). Não vejo necessidade de estar o tempo todo dizendo "Eu Te Amo" para as pessoas que amo.

O amor não precisa ser declarado, proclamado, gritado aos 7 ventos...Quem ama não precisa dizer isso ao "ser-amado". Quem é amado senti isso do "amador". Ficar repetindo o tempo todo pra uma pessoa que você a ama é como se você tivesse tentando convencê-la e/ou convencer-se disso. Não é necessário convercer alguém de que você a ama. Se ela também te amar, irá sentir esse amor emanando de você. Caso ela não te ame é inútil tentar convencê-la disso...não vale a pena! A intenção de quem ama é ser retribuído e não há amor por "convencimento".

SÓ EXISTE AMOR POR AMOR!!!

(Título inspirado na música de Renato RUsso já citada no texto)

Gaby BPR
Enviado por Gaby BPR em 14/01/2006
Reeditado em 15/01/2006
Código do texto: T98952